FAB – Cai caça da Base Aérea de Santa Maria – Identificado Piloto

Diário de Santa Maria
Atualizado 13:33

Lizie Antonello


Um avião da Base Aérea de Santa Maria (BASM) caiu em Zortéa, em Santa Catarina, na manhã desta quinta-feira. Segundo informações preliminares, os moradores de Capinzal, no oeste de Santa Catarina, contam que viram um caça da FAB voando muito baixo na região. O piloto da aeronave, identificado como André Ricardo Halmenschlager, morreu no acidente.

O avião caiu na localidade de Volta Grande, município de Zortéa, na divisa entre Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Pelos relatos, a aeronave teria se chocado na rede de alta tensão da Usina de Machadinho.

Uma moradora, Sandra Vilarino, 35 anos, conta que o marido dela, Fernando Vilarino, 36, que é o balseiro na barragem da usina, viu o momento em que o avião se chocou na rede elétrica e pegou fogo.

— Ele (Fernando) estava trabalhando na balsa quando me ligou e pediu que eu chamasse os bombeiros — conta a moradora.

O comandante da BASM, David Alcoforado confirmou que o avião, um caça AMX, conhecido como A1, pertence à BASM.

Segundo o gerente da Usina de Machadinho, o avião se chocou contra uma linha de transmissão que liga a usina hidrelétrica à subestação de Campos Novos. Por volta de 10h, o sistema teria caído em função do toque de avião da linha. Ele disse que o avião seria uma aeronave de pequeno porte e que esta linha estaria no território catarinense, em Zortéa.

O avião com um piloto saiu da BASM para uma missão de treinamento, por isso voava a baixa altura, pela manhã. A aeronave não retornou e a Basm ficou sabendo, por moradores do local, sobre a queda. A hidrelétrica confirmou ao comando da Basm sobre a explosão. Dois helicópteros Black Hawk sediados na BASM saíram no fim da manhã de Santa Maria para ajudar nas buscas.
 

Nota Oficial – Acidente com avião da FAB em Santa Catarina


O Comando da Aeronáutica lamenta informar que por volta das 9h40 desta quinta-feira (06/12), uma aeronave de caça da Força Aérea Brasileira (FAB), modelo A-1 (AMX), caiu em Piratuba (SC), nas proximidades da Usina de Machadinho. O Capitão Aviador André Ricardo Halmenschlager, piloto da aeronave, faleceu no acidente.
 
A aeronave era do 1º Esquadrão do 10º Grupo de Aviação (1º/10º GAV), sediado na Base Aérea de Santa Maria (RS), e estava em missão de treinamento operacional. O Comando da Aeronáutica já iniciou as investigações para apurar os possíveis fatores que contribuíram para o acidente.
 
Brasília, 6 de dezembro de 2012
Brigadeiro do Ar Marcelo Kanitz Damasceno
Chefe do Centro de Comunicação Social da Aeronáutica

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter