26 de Março, 2012 - 10:00 ( Brasília )

Aviação

Helibras - Francois Arnaud é novo VP Comercial e de Marketing

François Arnaud, que já trabalhou para a empresa, chega com a missão de desenvolver novos mercados.

Crescer junto com o mercado, com ideias novas e diferentes. Este é o objetivo de trabalho do novo vice-presidente Comercial e de Marketing da Helibras, François Arnaud, que acaba de assumir o cargo.
 
Ele começou a carreira no Grupo Eurocopter como gerente do escritório da Helibras na Argentina, nos anos 90. Depois, voltou à França onde atendeu contratos relacionados à Aviação do Exército brasileiro, seguindo para a Austrália onde foi responsável pelo mercado civil da região.
 
De volta à França, ocupou a Diretoria Adjunta do programa EC725/EC225, acompanhando de perto o início do maior programa de transferência de tecnologia do mercado aeronáutico brasileiro, que irá transformar a Helibras em um dos pilares de produção do grupo Eurocopter.
 
“Estes dois contatos com o mercado brasileiro me permitiram acompanhar seu amadurecimento. E, agora, tenho a oportunidade de atuar diretamente no momento mais dinâmico e particularmente mais importante para a Helibras”, avalia François.
 
Com a recente reestruturação da empresa e a criação de uma vice-presidência de Suporte & Serviços, a área Comercial & Marketing terá ainda mais responsabilidade no desenvolvimento de propostas interessantes para os clientes da Helibras.
 
“Estamos agregando valor com a nova estrutura de serviços e vamos ainda avançar na oferta de produtos e serviços e na ampliação do atendimento, para acompanhar nossos clientes em todas as regiões do Brasil. Além disso, queremos manter nossa liderança e ampliá-la para todos os mercados, sobretudo o de segurança pública e oléo & gás, que está se desenvolvendo muito rapidamente no país”, conclui.
 
Expansão das vendas civis
 
Além do segmento governamental, a Helibras tem forte presença no mercado executivo do qual possui 48% de participação. Para expandir e consolidar sua atuação junto a esses clientes, a vice-presidência Comercial está iniciando um programa para aumentar sua presença regional. A ideia, segundo François Arnaud, é de avançar para além dos grandes centros urbanos, deixando principalmente a faixa sudeste, onde a empresa já concentra boas atuações, para também expandir-se no interior do país e nordeste.
 
Por conta dessa nova estratégia, a Helibras acaba de instalar mais uma base de atendimento comercial em Fortaleza, atenta à expansão do mercado naquela região. Ela se junta aos demais escritórios comerciais localizados em São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Curitiba.
 
 
Sobre a Helibras
 
A Helibras é a única fabricante brasileira de helicópteros. A empresa é associada ao Grupo Eurocopter, maior fornecedor mundial do setor, controlado pela EADS - European Aeronautic Defence and Space Company. Com participação superior a 50% na frota brasileira de helicópteros a turbina, a Helibras está em atividade no Brasil desde 1978 e mantém instalações em Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. Sua fábrica, que emprega mais de 600 profissionais e tem capacidade de produção de 36 aeronaves por ano, está localizada na cidade de Itajubá (MG), onde são produzidos diversos modelos que atendem aos segmentos civil, governamental e militar. Desde sua fundação, a Helibras já entregou mais de 600 helicópteros no Brasil, sendo 70% do modelo Esquilo. Em 2010, a empresa teve um faturamento de R$ 395 milhões. Mais informações:  www.helibras.com.br
 
Sobre a Eurocopter e a EADS
Fundado em 1992, o grupo franco-alemão-espanhol Eurocopter é uma divisão do Grupo EADS e emprega aproximadamente 20.000 pessoas. Em 2011, a Eurocopter confirmou sua posição de líder como fabricante mundial de helicópteros no mercado civil e governamental com um volume de negócios de 5,4 bilhões de euros, encomendas de 457 novos helicópteros e uma quota de mercado de 43% nos setores civil e parapúblico. No geral, os helicópteros do Grupo são responsáveis por 33% da frota total mundial civil e governamental. A forte presença da internacional da Eurocopter é garantida por suas sudsidiárias e participações em 21 países nos cinco continentes, juntamente com uma densa rede mundial de centros de serviços, distribuidores, agentes certificados e centros de manutenção. Há atualmente 11.300 helicópteros Eurocopter em serviço e 2.900 clientes em 149 países. A Eurocopter oferece a maior gama de helicópteros civis e militares no mundo e está totalmente comprometida com a segurança, sendo este o aspecto mais importante de seus negócios.

O Grupo EADS é líder mundial nos segmentos aeroespacial, de defesa e serviços relacionados. Em 2010, faturou € 45,8 bilhões e empregou cerca de 121 mil pessoas. Além da Eurocopter, o Grupo inclui a Airbus, a Airbus Military, a Astrium e a Cassidian. No Brasil, além da Helibras, a EADS está presente através da EADS Brasil, da EADS Secure Networks Brasil, da Spot Image Brasil, do escritório de representação da Airbus Military e da Equatorial Sistemas, da qual a Astrium é acionista.