06 de Março, 2017 - 12:30 ( Brasília )

Aviação

França anuncia H160 para o programa HIL


As Forças Armadas da França serão as primeiras a receber a versão militar do helicóptero multifuncional H160, desenvolvido pela Airbus Helicopters.

O ministro da Defesa, Jean-Yves Le Drian, declarou que no âmbito do programa HIL (Hélicoptère Interarmées Léger) o exército francês escolheu o helicóptero H160, construído pela Airbus Helicopters.

Ele acrescentou que as Forças Armadas precisam de um número entre 160 a 190 aparelhos deste tipo para substituir os velhos helicópteros Gazelle (Gazela), Alouette (Cotovia) e Dauphin (Golfinho), comunica o Jornal da Aviação.  Segundo o programa militar, a nova aeronave é destinada ao transporte de carga, apoio logístico e apoio para comando e formação.

"Vamos trabalhar rapidamente para a sucessão da série Super Puma", adiantou o ministro francês da Defesa.

O helicóptero da Airbus é uma aeronave de média tonelagem, desenvolvido com base na sua versão civil, sendo capaz de transportar a bordo até 12 pessoas. Dois motores de turbina com 1100-1300 cavalos de potência permitem acelerar uma velocidade de até 296 km/h.

A Airbus Helicopters reivindica 47% do mercado de helicópteros parapúblicos e civis, ultrapassando seus concorrentes da Itália e dos EUA.