12 de Novembro, 2013 - 09:55 ( Brasília )

Aviação

Copa 2014 é tema de reunião de comitê de segurança operacional da aviação


A Copa de 2014 é um dos temas da 60ª reunião do Comitê Nacional de Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CNPAA) que será realizada nesta terça e quarta-feira (12 e 13/11), em Brasília. O objetivo é discutir assuntos relacionados à segurança operacional da aviação, com a presença de representantes de empresas aéreas, agência reguladora, Aeronáutica, Marinha, Exército e outros segmentos da comunidade da aviação brasileira.
 
O Departamento de Controle do Espaço Aéreo (DECEA) falará sobre "A Copa do Mundo de 2014 - medidas de contingenciamento". A Agência Nacional de Aviação Civil (ANAC) vai analisar e abordar perspectivas para o evento do próximo ano.
 
Durante a reunião, também, serão discutidos assuntos como a metodologia para a investigação do fator fadiga humana na aviação, na abordagem da Associação Brasileira de Pilotos da Aviação Civil (ABRAPAC); segurança nas operações de separação e sequenciamento de tráfego aéreo no Brasil, na visão do Centro Integrado de Defesa Aérea e Controle de Tráfego Aéreo (CINDACTA I), de Brasília; a síntese do panorama de acidentes de 2013, será o tema apresentado pelo CENIPA para debates e deliberações na reunião.
 
O Comitê, na sua segunda edição em 2013, será presidido pelo Brigadeiro do Ar Luís Roberto do Carmo Lourenço, Chefe Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (CENIPA), órgão que sedia o evento desde 1982.