Chefe do Comando Sul dos EUA cita corrupção e Venezuela entre maiores desafios da América do Sul

O chefe do Comando Sul dos Estados Unidos, almirante Craig Faller, apontou nesta terça-feira (17) a corrupção e a crise na Venezuela como dois dos principais desafios da América do Sul, em entrevista concedida paralelamente a um encontro anual com líderes militares sul-americanos.

Faller recebeu os chefes militares de Brasil, Colômbia, Equador, Guiana, Suriname e Uruguai no quartel-general do Comando Sul em Doral, próximo a Miami, para discutir os desafios das Forças Armadas sul-americanas.

O encontro, que segue até quarta-feira, também contou com a presença de chefes militares da Argentina, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru, que participaram por videoconferência.

Há muita corrupção em todo o hemisfério. A corrupção alimenta a instabilidade e enfraquece os governantes”, disse Faller em entrevista a dois meios de comunicação, incluindo a AFP.

Existem organizações criminosas transnacionais que operam em toda a região e prosperam na corrupção”, disse ele. “E, em muitos casos, essas organizações têm um financiamento maior do que muitas das forças de segurança que enfrentam”.

Sobre a Venezuela, o almirante americano afirmou que a crise no país “afeta inevitavelmente todo o hemisfério”.

Os migrantes [da Venezuela] pressionaram os serviços sociais em todo o hemisfério”, disse o chefe do Comando Sul, responsável pelas operações militares dos Estados Unidos na América do Sul, América Central e Caribe.

Há também as atividades ilegais do regime [de Nicolás] Maduro, incluindo o narcotráfico e a mineração, que têm um impacto negativo”, acrescentou.

É uma pena que o regime de Maduro tenha destruído e arruinado o país”, declarou.

Os chefes militares também discutiram duas questões às quais Washington deu grande importância nos últimos meses: segurança cibernética e segurança espacial, disse Faller.

O almirante destacou a importância de proteger ambas as áreas, pois contêm informações importantes sobre os países e para os países.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter