Urgente – Venezuela – Cai o primeiro da Lista da DEA Gen Alcala

MIAMI (AP) – Um general aposentado do exército venezuelano indiciado ao lado de Nicolás Maduro se rendeu na Colômbia e está sendo levado por agentes da Administração de Repressão às Drogas a Nova York para acusação, disseram na sexta-feira quatro pessoas familiarizadas com a situação.

Cliver Alcalá é um crítico franco de Maduro há anos. Mas ele foi acusado na quinta-feira de supostamente concorrer com Maduro, o chefe do partido socialista Diosdado Cabello e outro general do exército aposentado, uma conspiração narcoterrorista que, segundo os promotores americanos, transformou o Estado venezuelano em uma plataforma para cartéis violentos e rebeldes colombianos. O Departamento de Justiça havia oferecido uma recompensa de US $ 10 milhões pela prisão de Alcalá.

Alcalá estava sendo transportado de Barranquilla, Colômbia, em um avião fretado para os EUA, depois de renunciar a uma audiência de extradição e concordar em colaborar com os promotores, disseram as quatro pessoas, que falaram sob condição de anonimato para discutir ações que ainda não haviam sido divulgadas. .

Alcalá vive na cidade costeira desde que fugiu da Venezuela em 2018, após a descoberta de uma conspiração que ele liderava secretamente na esperança de derrubar Maduro.

Depois de ser indiciado na quinta-feira, Alcalá chocou muitos ao assumir a responsabilidade por um estoque de armas de assalto e equipamentos militares fabricados nos EUA apreendidos em uma rodovia na Colômbia pelo que ele disse ser uma incursão planejada na Venezuela para remover Maduro. Sem oferecer provas, ele disse que tinha um contrato com o líder da oposição Juan Guaidó e seus "conselheiros americanos" para comprar as armas.

"Tínhamos tudo pronto", disse Alcalá em um vídeo publicado nas redes sociais. "Mas as circunstâncias que nos atormentaram durante toda essa luta contra o regime geraram vazamentos do próprio coração da oposição, a parte que deseja coexistir com Maduro. "

As declarações confusas de alguém que estava entre os mais altos críticos de Maduro foram apreendidas pelo líder socialista da Venezuela, que acusou a DEA de estar por trás de um plano de Alcalá para assassiná-lo e outros líderes políticos.

Segundo a acusação, Alcalá em 2008, quando era assessor de confiança do então presidente Hugo Chávez, recebeu deveres adicionais de coordenar o transporte de drogas com elementos corruptos dos militares e guerrilheiros venezuelanos das Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia, listadas pelos EUA. como um grupo terrorista.

Não houve comentários imediatos da DEA.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter