
COBERTURA ESPECIAL - Venezuela - Aviação
SU-30MK2: perde de uma aeronave e dois pilotos
A perda de um caça Su-30MK2 e os dois membros da tripulação mostra as dificuldades de adquirir, operar e manutenir equipamentos avançados
COMUNICADO DE LA FUERZA ARMADA NACIONAL BOLIVARIANA
|
O acidente com o caça Sukhoi Su-30Mk2 da Aviación Militar Bolivariana, em BAMARI (Estado Guárico), teve perda de aeronave e também a morte dos dois tripulantes.
Faleceram o General Brigada Virgilio Marquez Morillo e o Capitão Nesmar Salazar. Ao decolar a aeronave teve uma forte guinada para a direita com a perda dos comandos de voo obrigando aos tripulantes a se ejetarem.
A perda dos controles de voo de um caça como um Sukhoi SU-30MK2, com um mínimo de manutenção tenha uma falha catastrófica como a perda dos comandos.
O SU-30MK2 tem os banco ejetores com a capacidade 0-0. Ou seja, capacidade de ejeção a zero de velocidade e zero de altitude.
Notícias obtidas por DefesaNet indicam que o paraquedas do GB Márquez Morillo não abriu.
E o Capitão Salazar morreu calcinado dentro da aeronave? Aparentemente o assento ejetor não foi acionado ou não funcionou.
Curiosamente na manhã do mesmo dia do acidente o Ministro da Defesa da Venezuela Vladimir Padrino tuitou quase um segredo e confirmando que o único caça operacional da FANB são os caças F-16 de procedência americana recebidos nos anos 90.
As razões são várias: facilidade de obter peças no mercado internacional (inclusive no mercado negro). Por razão similar os americanos retiraram antecipadamente os caças Grumman F-14 Tomcat que eram a base da Força do Irã, para não permitir que peças de reposição fossem direcionadas para os caças do Irã.
Ningún bloqueo imperial podrá detener la capacidad operativa de la #FANB. Hoy, gracias al ingenio venezolano, fabricamos partes y piezas del avión F-16, garantizando la defensa de nuestro espacio aéreo soberano con una digna y valiente @AviacionFANB ?? pic.twitter.com/qt6rjXwOiA
— Vladimir Padrino L. (@vladimirpadrino) October 16, 2019
Em artigo de 2010 DefesaNet reportou a visita de Chávez ao centro de manutenção dos caças SU-30MK2. Na oportunidade Chávez ressaltou a importância do apoio russo para a operação dos caças Su-30MK2.
A propósito de sua visita ao Centro de Manutenção Aeronáutico de Oriente, Base Aérea Tenente Luis del Valle García, localizado no estado de Barcelona, Chávez destacou a importância da cooperação militar com a Rússia, país fabricante das caças Sukhoi.
Es importante resaltar lo que aquí está ocurriendo. Los técnicos de Rusia, los aviones Sukhoi —que ya tienen 4 años volando— los oficiales técnicos venezolanos: transferencia tecnológica de Rusia”, comentou o mandatáro venezuelano.
Agradeceu ao grupo de especialistas russos ,que se encontravam nos hangares, junto com as equipes técnicas venezuelanas e saudou o Governo do Presidente Dimitri Medvedev, ao expressar que “na Venezuela já temos a capacidade de manutenir os aviões”."
Ver a matéra completa em:
Chávez Inspeciona Centro de Manutenção dos Su-30MK2 DefesaNet Link
Hé rumores contantes que um pequeno grupo de pilotos mercenários oriundos da Rússia e outros países operam regularmente os Su-30MK2, incluindo também os F-16.