Comandante Militar do Norte visita a República Cooperativista da Guiana

O Comandante Militar do Norte, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, realizou a visita de Diplomacia Militar à República Cooperativista da Guiana, no período de 11 a 15 de junho, com o objetivo de reforçar a integração entre o Brasil e aquela nação amiga nas áreas de segurança, logística, ensino e operações na selva.

A agenda oficial constou de audiência com o Presidente, General de Brigada David Granger, que é Guerreiro de Selva formado em 1969 pelo Centro de Instrução de Guerra na Selva (CIGS).

O Presidente e o Comandante Militar do Norte debateram temas de interesse comum, dentre os quais a necessidade de renovar e fortalecer a cooperação entre o Exército Brasileiro e as Forças de Defesa da Guiana (GDF) no combate a ilícitos transfronteiriços.

Ainda como parte da programação oficial, o General Paulo Sérgio visitou a Embaixada do Brasil em Georgetown, onde se reuniu com o Embaixador Lineu Pupo de Paula e assistiu a uma palestra proferida pelo Adido de Defesa, Naval e do Exército, Coronel Marcelo Ambrósio.

O Comandante Militar do Norte também cumpriu agenda com o General de Brigada Patrick West, Chefe do Estado-Maior das GDF, com quem discutiu aspectos militares constantes do Memorando de Entendimento entre os dois países.

O General West agradeceu os diversos apoios prestados pelo Exército Brasileiro à Guiana, destacando a perfuração de poços artesianos em comunidades isoladas e carentes, realizada pelo 6º BEC (Boa Vista/RR). Convidado pelo General West, o General Paulo Sérgio participou de uma formatura na Escola de Cadetes da Guiana, equivalente à nossa AMAN, além de haver visitado a Escola de Treinamento Anfíbio e Guerra na Selva da Guiana.

Como parte da cooperação Brasil-Guiana na área de ensino, o Exército Brasileiro vem provendo equipes de instrutores para as duas escolas, atualmente com o efetivo de dois capitães e dois subtenentes.

Na programação cultural, a comitiva brasileira teve a oportunidade de conhecer a belíssima cachoeira Kaieteur, com 226 metros de altura e considerada a maior do mundo em queda livre. A visita foi considerada um sucesso, com todos os objetivos plenamente atingidos.

Fotos: Comando Militar do Norte

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter