Operação Samaúma: Exército apoia combate a desmatamento ilegal

Comando Conjunto Norte auxilia inspeção em serraria do Pará

No dia 6 de agosto, o Comando Conjunto Norte, formado pelo Comando Militar do Norte, 4º Distrito Naval e Comando Aéreo Norte, identificou diversas espécies nativas serradas e não regularizadas em ação de fiscalização ambiental. Na operação, foram apreendidos 173 metros cúbicos de madeira e aplicada multa de mais de R$ 52 mil reais.

A ação, realizada no contexto da Operação Samaúma, foi executada pelo 51° Batalhão de Infantaria de Selva (51º BIS) em apoio a uma inspeção do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (IBAMA) em serraria suspeita de irregularidade.

 

Na ocasião, o Pelotão do 23° Esquadrão de Cavalaria de Selva, que está reforçando as ações do 51º BIS na região, realizou a segurança dos agentes do IBAMA em sua inspeção ao estoque de madeira da empresa suspeita.

Combate a desmatamento ilegal em Colniza (MT)

No dia 4 de agosto, o Exército Brasileiro, por meio do Comando de Fronteira Jauru/66° Batalhão de Infantaria Motorizado, apoiou ação de combate a desmatamento ilegal na região de Colniza (MT). No contexto da Operação Samaúma, os militares realizaram sobrevoos com um helicóptero Black Hawk nos limites da Terra Indígena Kawahiva do Rio Pardo e da Reserva Extrativista Guariba-Roosevelt, duas áreas protegidas que fazem divisa.

Na ocasião, agentes da Fundação de Assistência ao Índio (Funai) e integrantes da tropa do Exército foram infiltrados por meio do guincho da aeronave, uma vez que a área não permite pouso. Em seguida, os militares e os agentes alcançaram a área desmatada e o acampamento ilegal, e com a aproximação da aeronave, os invasores fugiram. A ação foi realizada em conjunto com o 5° Esquadrão do 8° Grupo de Aviação (Esquadrão Pantera) da Força Aérea Brasileira (FAB).

 

A aldeia é habitada por indígenas isolados, que vivem exclusivamente no interior da floresta, sem qualquer contato com a sociedade externa. Sendo assim, a atuação do Exército Brasileiro, por intermédio do C Fron Jauru/66°BI Mtz, integrante da Força Terrestre Componente Jauru (FTC Jauru) da 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, em conjunto com a Funai, aconteceu em uma área extremamente sensível em termos etnoambientais, contribuindo para a proteção do meio ambiente, bem como das condições de sobrevivência dessas populações tradicionais.

A Operação Samaúma tem o objetivo atender ao Decreto Presidencial nº 10.730, de 28 de junho 2021, visando intensificar a fiscalização e repressão ao desmatamento na  região e o combate a focos de incêndio.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter