Exército apoia desativação de garimpos ilegais em Roraima

Nos dias 10 e 11 de março, a 1ª Brigada de Infantaria de Selva (1ª Bda Inf Sl) do Exército Brasileiro, no contexto da Operação Verde Brasil 2, participou de uma operação conjunta e interagências de combate ao garimpo ilegal na região de Surucucu (RR). A ação concentrou-se nas áreas do Garimpo do Espadim, Garimpo Mucuim, Garimpo Pau Grosso, Garimpo do Capixaba, Garimpo Hélio e Garimpo do Rangel.

A operação resultou em apreensões de materiais utilizados na prática ilegal do garimpo, como munições, carregadores de pistola, garrafas de mercúrio, 0,5 g de ouro, equipamentos eletrônicos (celulares e GPS) e uma aeronave PT-JSS destruída em razão de uma colisão com as árvores durante tentativa de fuga.

 

Durante a ação foi realizada ainda a destruição de uma pista de pouso no Garimpo do Capixaba e destruídos, pela Polícia Federal, três motores de garimpo e seis geradores.

A ação contou com apoio da tropa do 4º Pelotão Especial de Fronteira do Comando Fronteira Roraima / 7º Batalhão de Infantaria de Selva (C Fron RR / 7º BIS), Força Aérea Brasileira (FAB), Polícia Federal, Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e dos Recursos Naturais e Renováveis (IBAMA) e Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBIO). A Operação Verde Brasil 2 cumpre o dever legal previsto na Constituição Federal e está amparada nas Leis Complementares 97/1999, 117/2004 e 136/2010.

Fonte: 1ª Brigada de Infantaria de Selva

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter