COBERTURA ESPECIAL - Verde Brasil - Naval

09 de Março, 2021 - 17:00 ( Brasília )

Operação Verde Brasil - Marinha apreende embarcação com madeira irregular em Barcarena (PA)


4º Distrito Naval

 
A Marinha do Brasil, por intermédio do Comando Conjunto Norte (CCjN), informa que o Navio Aviso Auxiliar Breves abordou, no dia 8 de março, o Ferry-Boat “AÇAÍ II", nas proximidades do município de Barcarena (PA), durante as ações de inspeção naval no contexto da Operação “Verde Brasil II”.

A embarcação transportava cerca de 198 metros cúbicos de madeira serrada com nota fiscal e guia florestal vencidos. Os documentos foram verificados por agentes do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) que participaram da abordagem.
 
Além da carga irregular, foi averiguado que o Ferry-Boat não dispunha de todos os tripulantes exigidos, colocando em risco a navegação e a salvaguarda da vida humana. O meio foi conduzido até o Porto de São Domingos, em Belém (PA), onde uma equipe da Capitania dos Portos da Amazônia Oriental deu continuidade ao processo de autuação da embarcação e demais trâmites administrativos, conforme consta na Lei de Segurança do Tráfego Aquaviário. Já a madeira apreendida ficará sob a responsabilidade do Ibama, que tomará as medidas cabíveis.


 


VEJA MAIS