Marinha participa de operação de combate a garimpo ilegal em Santarém e Itaituba, no Pará

Nos dias 12 e 13 de outubro, o 1° Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41) transportou militares do Exército Brasileiro, da Polícia Federal e servidores do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) para área de garimpo ilegal, nos municípios de Santarém e Itaituba, no estado do Pará.

A missão ocorreu dentro do contexto da Operação “Verde Brasil II”, sob coordenação do Comando Conjunto Norte, constituído pelo Comando do 4° Distrito Naval, Comando Militar do Norte e ALA 9.

O apoio logístico realizado pela Marinha à operação foi primordial para os resultados alcançados: prisões de garimpeiros ilegais, inutilização de pistas de pouso em área de garimpo e apreensão de barras de ouro de origem clandestina.

Em cumprimento ao decreto de N° 10.341, de 6 maio de 2020, do Presidente da República, que autoriza o emprego das Forças Armadas na Garantia da Lei e da Ordem, no contexto da “Operação Verde Brasil II”, a Marinha participa de mais uma missão em conjunto com órgãos de segurança pública e entidades de proteção ambiental, com o propósito de realizar ação de combate a crimes ambientais, na Amazônia legal.

Aeronave da Marinha transportou militares para a missão em área de garimpo ilegal no Pará

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter