COBERTURA ESPECIAL - Verde Brasil - Terrestre

03 de Junho, 2020 - 10:25 ( Brasília )

Comando de Fronteira Jauru / 66º Batalhão de Infantaria Motorizado combate garimpo ilegal em terra indígena


Nos dias 28, 29 e 30 de maio, o Comando de Fronteira Jauru / 66º Batalhão de Infantaria Motorizado, integrante do Comando Conjunto Barão de Melgaço, participou da Operação Brigadeiro Sampaio, em coordenação com a Polícia Federal, IBAMA, FUNAI e Força Nacional de Segurança Pública, realizando infiltração fluvial de uma Companhia de Fuzileiros, com bloqueio terrestre executado por outra companhia, em um garimpo ilegal na Terra Indígena Sararé.

A ação principal foi precedida de uma infiltração noturna e sigilosa das 2 subunidades. O isolamento da área foi realizado durante a madrugada e, posteriormente, foi lançada uma aeronave Cougar em ação dissuasória, transportando um Pelotão de Fuzileiros. Após 15 minutos, houve a infiltração de 9 embarcações, pelo Rio Sararé. A ação provocou a fuga de alguns garimpeiros, que foram capturados nos pontos de bloqueio. Aqueles que permaneceram no garimpo foram detidos pela tropa que se infiltrou pelo Rio Sararé.

No contexto da Operação Verde Brasil 2, a operação teve os seguintes resultados, sem apresentar feridos: 53 detidos, 6 presos, cerca de um milhão e meio de reais de prejuízo ao garimpo, 15 embarcações apreendidas, 13 balsas inutilizadas e 10 dragas destruídas pela Polícia Federal.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Brasil - EUA

Brasil - EUA

Última atualização 12 AGO, 14:00

MAIS LIDAS

Verde Brasil