Novo laser israelense é capaz de abater drones

Militares das Forças de Defesa de Israel (IDF) fizeram uma demonstração do poder de fogo de seu mais novo e poderoso laser, que é capaz de derrubar drones. A tecnologia capaz de abater aeronaves não tripuladas é inovadora para as forças israelenses, que estão entre as mais bem equipadas e treinadas do mundo, por conta disso, foi divulgado um vídeo que mostrou tudo que o novo equipamento é capaz de fazer.

O sistema de armas a laser de alta potência foi acoplado a um avião, que poderia disparar contra drones enquanto os dois viajavam pelo ar. Nas imagens, que foram divulgadas pela conta oficial da Elbit Systems, empresa responsável pelo desenvolvimento da arma, é possível visualizar o laser abrindo buracos em drones, causando queimaduras e, posteriormente, a queda das aeronaves.

Em entrevista ao The Jerusalem Post, o Brigadeiro-General e chefe de pesquisa militar israelense, Yaniv Rotem, declarou que o laser deve funcionar em qualquer condição climática, apesar de não haver nenhuma informação sobre como frio ou calor extremos poderiam afetar o funcionamento do equipamento.

Até o momento, o equipamento pode disparar contra um drone a uma distância de um quilômetro, porém, Rotem quer aumentar essa capacidade para 20 quilômetros nos próximos anos.

Redução de custos

De acordo com o Ministério da Defesa de Israel, esse tipo de arma é uma forma de reduzir os custos de suas incursões militares, que, em sua maioria, têm como alvo a Palestina. Atualmente, Israel conta com o chamado “Domo de Ferro”, um sistema antimísseis que intercepta projéteis que são enviados para o lado israelense da Faixa de Gaza.

Porém, uma alternativa aos palestinos tem sido o uso de drones de baixo custo para tentar dar uma resposta às ofensivas israelenses, o uso de lasers pode ser mais viável economicamente em comparação com o lançamento de mísseis para parar essas pequenas aeronaves.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter