COBERTURA ESPECIAL - Vant - Aviação

15 de Julho, 2020 - 10:20 ( Brasília )

Indra realiza voo pioneiro com drone de 1,25 tonelada

Intitulada Targus, a aeronave facilitará o trabalho de atender missões de vigilância, combate a incêndios e colaborar em operações de busca e salvamento. Com o êxito dos testes realizados na Espanha, a aeronave agora migra para a fase final de aprovações.

A Indra, empresa global de consultoria e tecnologia, e a Gaerum, companhia de engenharia e aeronáutica, realizaram um fato pioneiro: conseguiram colocar no ar com sucesso um drone opcionalmente tripulado (OPV, na sigla em inglês) de 1,25 toneladas e 11 metros. O êxito foi obtido em uma série de voos experimentais, realizados em espaço aéreo não segregado.

Para obter sucesso, as companhias projetaram o drone de modo que tivesse espaço (opcional) para um piloto dentro da aeronave. Durante os testes, um piloto esteve presente no Targus e se encarregou para realizar a manobra de decolagem para que, uma vez no ar, pudesse ceder à estação de controle em terra o comando da aeronave.

A fim de assegurar a máxima segurança para todos, os engenheiros da Indra e Gaerum se encarregaram de verificar que todos os sistemas de controle de voo e sensores funcionaram corretamente. Além disso, foi estabelecido um protocolo especial de comunicação com o controle aéreo do aeroporto de Santiago de Compostela a respeito da aeronave.

Os testes foram realizados na Espanha e representam um marco bastante significativo, já que nenhum outro Veículo Aéreo Não Tripulado (VANT) havia obtido permissão antes para realizar voos como estes anteriormente. Ambas as companhias acreditam que se trata de um passo importante para trazer cada vez mais inteligência e tecnologia ao setor.

Com o êxito, o projeto migra agora para a última fase a fim de completar o desenvolvimento do veículo com pilotagem opcional (OPV, na sigla em inglês). A ideia é que, ainda este ano, o Targus possa ser reconhecido como a aeronave mais eficaz e avançada para realizar missões de vigilância e salvamento marítimo, controle de áreas de pesca, proteção ambiental, detecção de derramamentos no mar, controle do uso do solo, do patrimônio e apoio na luta contra as queimadas.

Indra no Brasil

Presente no Brasil desde 1996, a Indra é uma das principais companhias de tecnologia e consultoria do país. Conta com mais de 8.500 profissionais, escritórios distribuídos nos principais estados brasileiros e quatro Centros de Produção. A companhia faz parte de alguns dos projetos mais inovadores para o desenvolvimento econômico e tecnológico do Brasil nos setores de Transporte & Defesa e de Tecnologia da Informação (TI), os quais estão agrupados em sua filial Minsait.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Dossiê EMBRAER

Dossiê EMBRAER

Última atualização 14 AGO, 15:00

MAIS LIDAS

Vant