IAI e empresa brasileira Santos Lab colaboram em operação com sistemas aéreos não tripulados para agricultura de precisão

A Israel Aerospace Industries (IAI) assinou um contrato inédito com a Santos Lab Comércio e Indústria Aeroespacial Ltda, (Santos Lab), de uso de VANT (veículo aéreo não tripulado) e recursos analíticos avançados para aplicações de agricultura de precisão em larga escala.

Segundo o contrato, a IAI fornecerá os sistemas de VANT e analisará os dados coletados. A Santos Lab vai operar o VANT BirdEye 650D, que inclui um sensor hiperespectral, num projeto único da IAI para o mercado da agricultura de precisão.

Ele será utilizado para gerar relatórios nas áreas de cultivo de larga escala. A expectativa é que o acordo traga centenas de milhões de dólares na próxima década.

O VANT BirdEye 650D executará missões agrícolas em vastas áreas com a utilização de operações além da linha de visada (BVLOS). O veículo não tripulado capta dados sobre a saúde de diversas culturas, como soja, cana-de-açúcar e algodão.

Numa próxima etapa, posterior ao tratamento dos dados capturados, as informações adequadas servirão de base para relatórios que fornecerão uma análise acurada das plantações e condições do solo.

Os dados relevantes estarão disponíveis para os clientes por meio de uma solução dedicada com resultados de alta precisão, graças à tecnologia hiperespectral, que permite identificar à nível laboratorial, com altíssima resolução e qualidade, as condições de uma plantação.

O serviço deve começar a operar no final de 2019.

Moshe Levy, vice-presidente executivo da IAI e gerente geral do Grupo de Aeronaves Militares da empresa, declarou: “A IAI tem mais de 40 anos de experiência com VANTs, com ênfase para aplicações militares. O uso de nossos sistemas para aplicações agrícolas é um bom exemplo de como pretendemos comercializar nosso know-how para ampliar nossas ofertas. A IAI oferece a capacidade de combinar tecnologias militares com aplicações comerciais somada à habilidade única da IAI de voar VANTs no espaço aéreo civil. A colaboração com a Santos Lab é muito bem-vinda, pois deverá descortinar novas oportunidades para nós”.

Gabriel Klabin, CEO da Santos Lab, declarou: “A cooperação entre duas empresas de tecnologia como a IAI e a Santos Lab tem por meta trazer ao mercado agrícola brasileiro uma ferramenta capaz de mudar os meios essenciais de monitorar o desenvolvimento da agricultura. Esse sistema permitirá aos agricultores tomar decisões conscientes para melhor administrarem suas plantações, trazendo mais eficiência ao setor e introduzindo a agricultura de precisão em escala industrial no campo brasileiro. O emprego dessa tecnologia pode ter um impacto positivo sobre todo o ciclo de produção e consumo de alimentos, inclusive, possibilitando que a população tenha um custo reduzido na compra do alimento que vai à mesa do brasileiro, e isso é apenas o começo”.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter