EUA pedem explicações a Israel após dar drone de presente a Medvedev

Os Estados Unidos pediram explicações a Israel por ter dado ao primeiro-ministro russo, Dmitri Medvedev, durante sua recente visita ao país um drone que poderia conter tecnologia americana que esse país não permite exportar à Rússia, informou nesta quinta-feira o jornal israelense "Ha'aretz".

A Embaixada dos EUA em Israel quer confirmar se o aparelho entregue a Moscou tem componentes americanos, já que uma investigação prévia revelou que este contava com uma câmera americana, uma tecnologia para a qual Israel necessita da permissão de Washington e que não pode ser transferida a terceiras partes sem autorização, explicaram ao jornal fontes oficiais em Jerusalém.

Na semana passada, Medvedev viajou à região para visitar Palestina e Israel e celebrar o 25° aniversário do restabelecimento de relações com este último.

Durante a visita, o russo se reuniu com o titular israelense de Agricultura, Uri Ariel, que durante a visita a um centro tecnológico ao lhe mostrar o avião não-tripulado, avaliado em US$ 50 mil e destinado a uso agrícola, o perguntou de repente se ele queria, ao quem o russo respondeu que sim, segundo indicaram veículos de imprensa locais.

O impulsivo gesto poderia causar um atrito diplomático entre Israel e EUA, já que este último mantém sanções sobre a Rússia por sua postura na Ucrânia e impede que seja transferida tecnologia de duplo uso, militar e civil.

Segundo "Ha'aretz", os israelenses teriam tirado a câmera antes de entregar o aparelho, embora o Ministério da Defesa israelense investiga se havia outros componentes americanos que permaneceram nele, e lamenta que o presente tenha sido dado sem contar com sua coordenação.

Consultada pela Efe, uma porta-voz do Ministerio das Relações Exteriores israelense não ofereceu sua versão do ocorrido.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter