FT Sistemas firma convênio com Instituto Agronômico do Paraná

A FT Sistemas, pioneira no desenvolvimento e fabricação de Aeronaves Remotamente Pilotadas (ARPs) e o Instituto Agronômico do Paraná (IAPAR) assinaram no dia 21 Outubro 2015, em Ponta Grossa (PR), convênio para Desenvolvimento e Pesquisa de aplicação de ARPs no manejo agrícola e pecuário.

O acordo de cooperação tecnológica assinado com o IAPAR marca o início do trabalho da FT Sistemas voltado para o setor privado para pesquisa e desenvolvimento de produtos e de projetos estruturantes, com a criação de plataforma tecnológica voltada para o setor agrícola. Uma aposta em longo prazo que tem tudo para ser muito bem sucedida.

O objetivo da cooperação tecnológica é a realização de pesquisas, negócios e prestação de serviços em agricultura de precisão, envolvendo a utilização dessas aeronaves em atividades como aerolevantamento e desenvolvimento de metodologias, algoritmos e softwares, com o objetivo final de agregar valor ao meio  rural e ao agronegócio brasileiro.

O monitoramento inicial será feito nas lavouras soja e milho, típicas do verão. O objetivo é buscar soluções em manejo e gestão para estas culturas. A FT Sistemas vai usar suas soluções disponíveis desde ARPs quadrirrotores aos VANTS leves maiores, como o Horus FT-100.

O diretor-presidente da FT Sistema, Nei Salis Brasil Neto e o presidente do IAPAR, Florindo Dalberto, celebraram a parceria na presença de diretores das duas entidades, em reunião de trabalho no Polo Regional do IAPAR em Ponta Grossa, aproveitando a realização do X Congresso Brasileiro de Agroinformática nessa cidade.

“Para uma empresa jovem como a nossa é uma honra e uma grande oportunidade poder atuar no segmento de tecnologias para o agronegócio, tendo como parceiro o IAPAR, com seus 42 anos de pesquisa agrícola que tanto contribuíram para a transformação da agricultura brasileira”, destacou Nei Brasil.

Segundo o diretor-presidente da FT Sistemas, a empresa está se posicionando para desenvolver soluções para o mercado privado e um dos setores em estamos investindo é o agronegócio.

Florindo Dalberto deu as boas vindas à FT Sistemas, que será a primeira empresa privada a instalar-se no campus do Instituto em Londrina: “O novo IAPAR que estamos construindo estará sempre aberto à pesquisa colaborativa, inclusive empresas inovadoras do setor privado”, disse.

A atuação dos VANTS da FT Sistemas no monitoramento das lavouras do IAPAR vai resultar em pesquisa com dados importantes coletados e análises agronômicas, gerando diminuição de custos associado a aumento de ganhos ao produtor rural.

Na avaliação do diretor-presidente da FT Sistemas, o Exército Brasileiro é o grande apoiador do desenvolvimento de Aeronaves Não Tripuladas (VANTS) no país. “A possibilidade de aplicarmos hoje o uso de VANTs desenvolvidos no Brasil, no setor privado, acontece graças aos investimentos feitos pelo Exército no setor”. 

Sobre a FT Sistemas

Com dez anos de fundação, a FT Sistemas S.A. está hoje localizada no Parque Tecnológico de São José dos Campos (SP), posição estratégica para o estabelecimento de programas de desenvolvimento tecnológico no País. Possui como principais clientes o Exército Brasileiro, a Força Aérea, além de clientes no Exterior. Possui capacidade e experiência na integração de diversos fornecedores de tecnologia e para o desenvolvimento de projetos, sempre com uma estratégia de médio e longo prazo.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter