FT e EB iniciam Operação do SARP HORUS FT100

Iniciou-se, em 16 de novembro de 2014, a primeira etapa do Treinamento da Guarnição do 9º GAC – Grupo de Artilharia de Campanha (Nioaque-MS), Grupo Major Cantuária, que operará o Sistema de Aeronaves Remotamente Pilotadas Tático de Apoio ao Combate (SARP Categoria 1), em experimentação doutrinária da Bia BA (Bateria de Busca de Alvos).

Trata-se do primeiro sistema do gênero a entrar em atividade no Exército Brasileiro, operado exclusivamente pela tropa. O Projeto SARP Cat 1 pertence ao Projeto Estratégico RECOP – Recuperação da Capacidade Operacional, e está a cargo da 4ª Subchefia do Estado-Maior do Exército.

O SARP Horus FT-100, homologado como Produto Estratégico de Defesa, foi desenvolvido pela Empresa Estratégica de Defesa FT Sistemas S.A. com engenharia totalmente brasileira, tendo sido projetado especificamente para atender aos Requisitos Operacionais do Exército. O processo de implantação da tecnologia dentro do Exército foi conduzido pelo Instituto Militar de Engenharia – IME, em apoio ao EME.

A primeira etapa do treinamento é a formação de pilotos de SARP, com o uso de unidades treinadoras, tendo se encerrado no dia 24 de novembro, quando foi apresentado oficialmente pela empresa o Sistema SARP Cat 1 – RECOP, durante formatura no 9º GAC. A segunda e última fase do treinamento será realizada em fevereiro de 2015, também no 9º GAC, quando a Guarnição da Bia BA (9ºGAC) será treinada para condução independente de operações no próprio sistema Horus FT-100.
 

 
 
 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter