nEUROn – Primeiro Voo em Formação de um Drone

A companhia Dassault Aviation liberou no sábado, 12 ABR 14, detalhes e material referente ao voo em formação do  nEUROn,  unmanned combat air vehicle (UCAV), com um caça Rafale e um avião executivo Falcon 7X .

O voo ocorreu, em 20 MAR 14, e foi a primeira vez no mundo que um drone de combate voou em formação com outras aeronaves. Todo o voo durou 1 hora e 50 minutos, e percorreram uma área do Mediterrâneo que englobou várias centenas de quilômetros.

Eric Trappier, Chairman e CEO da Dassault Aviation afirmou, “Esta conquista reflete  claramente nossa capacidade em tecnologias no “state-of-the-art”s. Nosso domínio tanto em aeronaves militares  como aeronaves civis enriquecem uma à outra, permitindo  que projetemos aeronaves excepcionais e capazes para  forças armadas e operadores de aeronaves executivas.

Organizar um voo em formação como este é um enorme desafio, pois cada manobra tem de ser pensada e planejada tendo em mente que são diferentes aeronaves, com características diferentes e têm de voar em um espaço confinado.

Um desafio extra foi controlar uma aeronave sem piloto voando próximo a a quarto outras aeronaves, todas pilotadas (Rafale, Falcon 7X e duas aeronaves “paquera” para as fotografias e vídeo). Engenheiros tinham de ter todos os detalhes planejados previamente e avaliar o risco de  interferência, incluindo turbulência aerodinâmica entre as aeronaves, sem mencionar a interferência eletromagnética (EMI), dos sistemas de comunicação com a base de controle do  nEUROn no solo.

About nEUROn

nEUROn é um programa europeu de um demonstrador de tecnologia para “unmanned combat air vehicle (UCAV), que tem a  Dassault Aviation como contratista principal  com a supervisão da DGA francesa. Ele antecipa o amanhã dos programas de defesa, inclui vários países da Europa (França, Itália, Suécia, Espanha, Grécia e Suíça).

O Programa nEUROn é um projeto para validar o desenvolvimento de tecnologias complexas incluindo todos os Sistemas de Missão: controle em voo a grande altitude e discreto (stealth), lançamento real de armamentos ar-terra desde a baia interna, integração de um ambiente  C4I, processos inovadores de colaboração industrial, etc. O demonstrador realizou o seu primeiro voo em 01 DEZ 2012, iniciando o processo de dois anos de testes. Desde então o  drone nEUROn tem realizado dezenas de voos de teste

Nota DefesaNet – Os VANTS, DRONES Aeronaves Remotamente Pilotadas, ou qualquer outro nome, estão avançando de forma significativa e a passos acelerados no campo de aeronaves militares, e afastando-se do conceito de meros equipamentos radiocontrolados.

Ver em especial as matérias:

nEUROn – 1º Voo do UCAV Europeu – 2012 Link

O Futuro da Guerra Aérea – Link

The Future of Aerial Warfare Link

Caças: O “X” da Quest…, digo, da Geração Link

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter