Tropas russas destroem ponte em Severodonetsk; presidente ucraniano pede armas modernas a parceiros

As tropas russas destruíram nesta terça-feira (14) uma terceira ponte que liga Severodonetsk com a vizinha Lysychansk, no leste da Ucrânia, mas as autoridades locais garantem que a região "não está isolada" e as forças de Kiev não estão bloqueadas.

O presidente ucraniano, Volodimir Zelensky fez um novo apelo para que países ocidentais enviem armas modernas à Ucrânia. "Bombardeios em larga escala destruíram uma terceira ponte, mas a cidade não está isolada. Há canais de comunicação, mas são complicados", disse o prefeito de Severodonetsk, Oleksandre Striuk, em entrevista a um canal local nesta terça-feira (14).

"As tropas russas não abandonam a tentativa de controlar a cidade, mas os militares resistem", acrescentou. Striuk destacou, no entanto, os "combates nas ruas" e disse que a situação muda a cada hora. Severodonetsk está separada da vizinha Lysychansk pelo rio Donets. O prefeito também informou que "540 a 560 pessoas" estão refugiadas nos túneis subterrâneos da fábrica de produtos químicos Azot, que foi bombardeada.

A entrega de suprimentos é "difícil", mas há "algumas reservas" na fábrica, disse. "O inimigo está destruindo nossa maior empresa", acrescentou. "Os russos tentam cercar os ucranianos em Severodonetsk, Lysychansk e em algumas localidades próximas, como Pryvillia e Borivske", disse o governador regional, Serguei Gaiday.

De acordo com ele, as forças de Moscou receberam reforços de "dois grupos de batalhões táticos". "A situação é muito grave", acrescentou o governador, que na segunda-feira anunciou a saída das forças ucranianas do centro de Severodonetsk. Para a Rússia, controlar Severodonetsk – de 100.000 habitantes – abriria o caminho para avançar em direção a outra grande cidade do Donbass, Kramatorsk, um passo importante para conquistar toda esta região que já está parcialmente sob controle de rebeldes apoiados por Moscou, desde 2014.

Zelensky pede armas modernas

O "custo humano" da disputa por Severodonetsk, cidade estratégica no leste da Ucrânia que os russos não conseguiram até o momento tomar por completo, é "assustador", disse na véspera o presidente ucraniano, Volodimir Zelensky.

"A batalha do Donbass certamente ficará na história militar como uma das mais violentas da Europa", declarou o presidente da Ucrânia. "Somente uma artilharia moderna garantirá nossa vantagem", acrescentou o presidente de 44 anos, dizendo estar confiante na capacidade de seu exército de "libertar o território", "incluindo Mariupol e a Crimeia". "Só precisamos de armas suficientes para garantir tudo isso. Nossos parceiros possuem essas armas", disse ele.

(Com informações da AFP)

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter