COBERTURA ESPECIAL - US RU OTAN - Geopolítica

31 de Maio, 2022 - 12:00 ( Brasília )

Russos controlam parte da cidade ucraniana de Severodonetsk


As forças russas controlam "uma parte" de Severodonetsk, cidade do leste da Ucrânia em que executam uma ofensiva há várias semanas, anunciou nesta terça-feira o governador da região de Lugansk, onde fica a localidade.

"A situação é muito complicada. Uma parte de Severodonetsk está controlada pelos russos", afirmou o governador Serguii Gaidai no Telegram.

Gaidai acrescentou que, apesar do avanço russo, as forças ucranianas "permanecem na cidade" e que as tropas russas "não podem se deslocar livremente".

"O inimigo está planejando uma operação para limpar as localidades próximas", disse.

Depois de fracassar na tentativa de tomar o controle da capital ucraniana, Kiev, nos primeiros dias do conflito, a Rússia passou a concentrar esforços na região leste do Donbass e tenta consolidar as áreas sob seu controle.

Severodonetsk, com uma população de quase 100.000 pessoas antes da guerra, é um dos vários núcleos urbanos importantes que estão no caminho da Rússia para capturar toda a região de Lugansk e o centro administrativo do leste da Ucrânia, Kramatorsk.

Rússia controla parte de cidade ucraniana no Donbass

As tropas russas controlam uma parte da cidade ucraniana de Severodonetsk. O anúncio foi feito por autoridades regionais, poucas horas depois que a União Europeia aprovou um embargo ao petróleo de Moscou.

Prisioneiros do batalhão Azov ucraniano podem ser condenados à morte

Depois de três meses defendendo a usina siderúrgica de Azovstal, em Mariupol, os soldados do batalhão de Azov se entregaram aos russos e agora podem enfrentar a pena de morte. Isso porque, de acordo com uma autoridade da República Popular de Donetsk, os homens podem ser julgados como criminosos e não como prisioneiros de guerra.




VEJA MAIS