COBERTURA ESPECIAL - US RU OTAN - Geopolítica

15 de Março, 2022 - 10:50 ( Brasília )

Zelenskiy diz entender que Ucrânia não está na OTAN, quer garantias de segurança


A Ucrânia entende que não tem uma porta aberta para ingressar na aliança militar ocidental Organização do Tratado do Atlântico Norte (OTAN) e, portanto, propõe uma forma de se proteger independentemente, desde que tenha garantias de segurança, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, nesta terça-feira.

"Se não podemos entrar por meio de portas abertas, então temos de cooperar com associações com as quais possamos, às quais nos ajudem, a nos proteger... e ter garantias separadas", disse ele em um pronunciamento por vídeo.


Ajudem a si mesmos nos ajudando, diz Zelenskiy a líderes do norte da Europa

A Europa deve proteger sua própria segurança ajudando a Ucrânia a se defender contra a Rússia, disse o presidente ucraniano, Volodymyr Zelenskiy, em uma reunião de líderes da Força Expedicionária Conjunta em Londres via link de vídeo nesta terça-feira, pedindo pelo envio de mais armas.

O primeiro-ministro britânico, Boris Johnson, está sediando uma cúpula de líderes nórdicos e bálticos para discutir a defesa e a segurança europeias. "Todos nós somos os alvos da Rússia e tudo irá contra a Europa se a Ucrânia não resistir, então eu gostaria de pedir a vocês que se ajudem nos ajudando", disse Zelenskiy aos líderes.

"Vocês sabem o tipo de arma que precisamos... sem seu apoio seria muito difícil... Estou muito grato, mas quero dizer que precisamos de mais... Espero que vocês sejam capazes de aumentar esse escopo e verão como isso protegerá sua segurança", disse.


VEJA MAIS