Trump – Viaja ao Iraque, de surpresa, para visitar militares na noite de Natal

Donald Trump viaja ao Iraque, de surpresa, para visitar militares na noite de Natal

Presidente dos EUA estava acompanhado da primeira dama, Melania. Foi a primeira visita de Trump a militares norte-americanos em atividade em outros países.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, viajou para o Iraque na noite de segunda-feira (24) para uma visita de Natal surpresa aos militares norte-americanos em missão país. Ele desembarcou acompanhado da primeira dama, Melania Trump. A informação é da secretária de Imprensa da Casa Branca, Sarah Sanders.

"O presidente Trump e a primeira dama viajaram ao Iraque na noite de Natal para visitar nossos soldados e a liderança militar sênior para agradecê-los pelo trabalho, sucesso e sacrifício, além de desejá-los um feliz Natal", tuitou Sanders.

De acordo com a agência Reuters, Trump afirmou que não tem planos de retirar os militares que estão no Iraque. Ele disse, inclusive, que poderia usar o território iraquiano como base "para se quisermos fazer alguma coisa na Síria".

Dias antes, Trump anunciou a retirada de militares dos EUA que estão na Síria e no Afeganistão – medida criticada inclusive dentro do governo norte-americano e que levou o chefe do Pentágono, Jim Mattis, a pedir demissão do cargo.

Visitas de presidentes a militares

Foi a primeira visita de Trump a militares norte-americanos a postos em outro país e em área de combate, informou o "New York Times" – algo que é praxe entre os presidentes dos EUA.

Em uma manobra diversionista que aparentement funcionou bem a assessoria da Casa Branca colocava tuites nas contas de Melania e Trump mostrando que os dois estavam em atividade natalinas em Wahington DC.

Naquele momento o casal voava para o Iraque.

Coube aos spotters (observadores de atividades aéreas) rastrearem uma aeronave VC-25 (B747-200) USAF com o Callsign RCH358. A USAF opera dois VC-25A. Opera com as cores da USAF, equipado com uma suite de defesa inclusive contra mísseis e comunicações seguras. O callsign normal é  SAM 29000 (28000) ou AF1 quando o  Presidente dos Estados Unidos está a bordo.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter