COBERTURA ESPECIAL - Think Tank - Defesa

06 de Julho, 2020 - 15:30 ( Brasília )

Instituto CTEM+ e Ministério da Defesa assinam Memorando de Entendimentos

Intercâmbio e realização de atividades conjuntas com o IPC atenderão interesses da Defesa.


Agência DefesaNet

 

Brasília – O Ministério da Defesa do Brasil, por meio do Instituto Pandiá Calógeras (IPC), assinou Memorando de Entendimentos com o Instituto CTEM+ para o intercâmbio de conhecimentos, informações, dados, documentos e pessoal técnico e a realização de atividades conjuntas de investigação, estudo e cultura, particularmente, nos assuntos de Defesa Nacional.
 
O IPC assessora o Ministro de Estado da Defesa, apresentando a percepção da sociedade civil, particularmente do meio acadêmico, sobre assuntos ligados à Segurança Internacional e à Defesa Nacional.
 
O Instituto CTEM+, além de um think tank com reconhecimento internacional – inclusive integrando a rede colaborativa pela Segurança Cibernética Global da Cyber Academy and Innovation Hub da OTAN – é um instituto de ciência, tecnologia e inovação com atuação em áreas estratégicas de interesse nacional.
 
O Instituto CTEM+ tem por objetivo, além do fortalecimento da expressão científica e tecnológica do Poder Nacional em áreas de tecnologias críticas, a missão de difundir os conceitos doutrinários da Escola Superior de Guerra, apoiar as Forças Armadas, o Sistema Brasileiro de Inteligência, as Forças de Segurança Pública, e os órgãos ligados ao desenvolvimento sustentável, por meio da realização de atividades afins, assim como objetivos educacionais destinados ao fortalecimento do Brasil.



 
Conhecendo melhor
 
O Instituto CTEM+ destaca as áreas das Ciências, Tecnologia, Engenharia e Matemática (STEM, em inglês), fundamentais no desenvolvimento das sociedades modernas, e seu crescimento econômico sustentável. O “mais” (+) remete à hélice quádrupla da inovação, e representa toda a criatividade brasileira, bem como as sinergias de esforços em prol do Brasil, adicionadas a estas áreas do saber convencional. A construção de soluções fundamentadas na abordagem multidisciplinar CTEM+ sustenta-se nos pensamentos crítico e analítico, essenciais para a melhor condução possível de projetos complexos.

 
Pandemia
 
Durante a pandemia de COVID-19, o Instituto CTEM+, por meio da força-tarefa #TodosContraCovid19 – uma parceria com IBM, Quanam, Aimart e Credilink – disponibilizou uma solução baseada em inteligência artificial para rastreabilidade e predição de ondas de contágio e antecipação de respostas. O Instituto CTEM+ desenvolve, com o apoio do SENAI/CE, um sanitizante antibacteriano e antivírus multiespectral, e um novo processo de síntese de um polímero espessante – concebido por seu associado pesquisador Ismael Mendes – para fabricação mais rápida e barata de álcool em gel. Somando-se a estas iniciativas, o Instituto CTEM+ em associação ao Sindicato Nacional das Indústrias de Materiais de DefesaSIMDE propôs às empresas integrantes da Base Industrial de Defesa um projeto de Logística Especial de Campanha, visando disponibilizar uma potente “linha de produção” por todo o País, de forma a permitir uma produção emergencial de larga escala de respiradores de campanha e outros produtos emergenciais essenciais à prevenção e tratamento da COVID-19, de maneira descentralizada, combinada e colaborativa.
 


Ensino, Pesquisa e Desenvolvimento
 
O corpo técnico-científico e pedagógico do Instituto CTEM+ conta com um alto percentual de pós-doutores, doutores e mestres em várias áreas do conhecimento. Dentre os seus pesquisadores, muitos são bem conhecidos no meio das inovações, sustentabilidade, e das tecnologias de defesa e segurança, como: Gustavo Alberto Trompowsky Heck, Jose Ananias Duarte Frota, Alexandre Gomes Pinheiro, Hélio Hiroshi Hamada, Paulo Roberto de Lima Carvalho, George Cajaty Barbosa Braga, Joaquim Celestino Júnior, Franscisco José Sampaio, José Ésio dos Santos, Richard Guedes, Renato Pires Moreira, Rogério Atem de Carvalho, Luís Gonzaga de Almeida.
 
Neste momento, o Instituto CTEM+ prepara a estrutura de ensino a distância (EAD) de sua instituição de ensino superior, a Faculdade de Gestão Estratégica, Inteligência e Tecnologias de Desenvolvimento Sustentável, Defesa e Segurança, a ser inaugurada em breve.




VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Fronteiras

Fronteiras

Última atualização 14 AGO, 13:30

MAIS LIDAS

Think Tank