COBERTURA ESPECIAL - TOAS - Naval

09 de Outubro, 2021 - 19:30 ( Brasília )

NApAnt - Projeto “Navio de Apoio Antártico” Marinha do Brasil seleciona a Melhor Oferta


 

MARINHA DO BRASIL

DIRETORIA DE GESTÃO DE PROGRAMAS DA MARINHA

 

Projeto “Navio de Apoio Antártico”  
Marinha do Brasil seleciona a Melhor Oferta

 

A Marinha do Brasil (MB) informa que a proposta final do Consórcio “ESTALEIRO JURONG ARACRUZ LTDA. / SEMBCORP MARINE SPECIALISED SHIPBUILDING PTE. LTD.” foi selecionada como a Melhor Oferta (Best and Final Offer) no âmbito do Projeto de Obtenção do Navio de Apoio Antártico (NApAnt).

O novo NApAnt irá substituir o NApOc “Ary Rongel” (H44), que, em função da sua elevada idade, se aproxima do final do seu Ciclo de Vida.

 
1 – O Processo de Seleção da Melhor Oferta         
 

O processo de seleção conduzido pela MB baseou-se na expertise técnica e gerencial do seu pessoal e contou com o apoio da Fundação Getúlio Vargas (FGV) e do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

A escolha da melhor oferta para atender o Projeto “Navio de Apoio Antártico” teve início com a divulgação da Request for Proposal (RFP) nº 40005/2020-001, em 20 de maio de 2020, e baseou-se na aplicação de duas ferramentas de apoio à tomada de decisão: Análise Multicritério à Decisão (AMD) e Análise de Riscos.

A decisão da MB envolveu a análise de mais de 300 critérios distribuídos nas seguintes áreas: Desempenho do Navio, Modelo do Negócio Financeiro, Ciclo de Vida e Apoio Logístico Integrado, e Estratégia Construtiva.

O NApAnt terá as seguintes características básicas: 

Deslocamento 5.880 t
Comprimento 93,9 m
Boca Moldada 18,5 m
Calado 6,0 m
Velocidade Econômica 12 nós
Autonomia 70 dias
Propulsão Diesel-Elétrica
Geração de Energia 3 Diesel Geradores de 4.416 kW cada
Volume dos Porões 1.964 m3
Hangar Para 2 aeronaves de porte médio

 
2 – Do Conteúdo Local e a geração de empregos
 
O projeto vencedor alcançou, na fase de seleção, o Índice de Conteúdo Local superior a 60%, o qual será construído nas instalações do Estaleiro JURONG ARACRUZ LTDA, no Espírito Santo-ES.
 
O Projeto de Obtenção do Navio de Apoio Antártico tem a previsão de gerar cerca de 500 a 600 empregos diretos e mais de 6.000 indiretos, mobilizando importante parcela da indústria naval brasileira e da base tecnológica nacional.

3 – A EMGEPRON e a formalização contratual

A negociação contratual com a futura Sociedade de Propósito Específico – SPE que será constituída pelo Consórcio, será conduzida pela Empresa Gerencial de Projetos Navais – EMGEPRON, na qualidade de Contratante do Projeto de Obtenção do Navio de Apoio Antártico, e cumprirá os devidos trâmites legais, bem como observará as condições estipuladas na RFP nº 40005/2020-001, visando à assinatura do contrato no prazo mais breve possível.
 
A entrega do navio à MB é prevista para 2025.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Guarani

Guarani

Última atualização 27 OUT, 09:00

MAIS LIDAS

TOAS

1