BR-US – O US Stone da Guarda Costeira visita Brasil em missão multilateral de combate à pesca ilegal

Rio de Janeiro, 15 de janeiro de 2021 – O recém construído navio da Guarda Costeira dos Estados Unidos, o USCGC Stone, partiu de Pascagoula, no estado americano do Mississippi, no dia 22 de dezembro do ano passado, iniciando sua primeira patrulha, a Operação Cruzeiro do Sul, cujo objetivo é combater a pesca ilegal, não declarada e não regulamentada (IUU, na sigla em inglês) no Atlântico Sul, estreitando, assim, as relações entre nações para cooperação e segurança marítima na região. (íntegra do Illegal Unreported atached)

O navio entrou em águas brasileiras na última segunda-feira, 11, e sua tripulação conduzirá uma série de treinamentos junto com a Marinha Brasileira nos dias 18 e 19 no Rio de Janeiro. Depois de passar por outros países vizinhos, o USCGC Stone atracará em Salvador em 8 de fevereiro. 

A pesca ilegal é a principal ameaça global à segurança marítima e estima-se que seja responsável pela perda anual de dezenas de bilhões de dólares em receita para pescadores legais. Ao depreciar acordos internacionais e medidas de conservação da pesca, essa atividade ilegal prejudica a segurança alimentar global, desestabiliza a segurança econômica de Estados costeiros e viola a soberania nacional.

“Essa missão multilateral exemplifica a importância dedicada pelos EUA aos esforços globais de combate à pesca ilegal, incluindo o fortalecimento das regras que regem a atividade internacionalmente, o aprimoramento da governança marítima e o fomento a parcerias que gerem resultados colaborativos e duráveis em segurança”, afirma o embaixador dos EUA no Brasil, Todd Chapman.

Enquanto peixe é proteína essencial para mais de 40% da população mundial, a pesca IUU impede o acesso a esse valioso recurso, principalmente nos países costeiros mais vulneráveis. A Guarda Costeira americana é especializada em desenvolver e implementar mecanismos de fiscalização e transferir esse conhecimento a nações parceiras para que criem uma frente única de combate à pesca ilegal em qualquer oceano.

“Um oceano saudável, produtivo e resiliente é vital para se alcançar crescimento econômico e prosperidade, segurança alimentar, saúde humana e recursos marinhos sustentáveis. O problema mundial é muito maior do que qualquer nação pode resolver sozinha. Estou orgulhoso do trabalho que fizemos e faremos juntos para enfrentar esse desafio”, argumenta Chapman

 

 O USCGC Stone esteve na costa da Guiana antes de vir ao Brasil e daqui partirá para países vizinhos, entre eles o Uruguai. 

US COAST GUARD ILLEGAL, UN… by Nelson Düring

Notas DefesaNet

Recomendamos a leitura da Operation Southern Cross (Cruzeiro do Sul), distribuída pela própria Guarda Costeira Americana (US Coast Guard). O USCGC  WMSL758  (Maritime Security Cutter Large) tem condições de operar por longas jornadas.

Os National Security Cutter têm um deslocamento máximo de 4.500 tonelada. A velocidade máxima atinge 28 nós e uma autonmia de 12.000 milhas náuticas (cerca de 21.000km), e pode permanecer no mar por 60 dias.

Recomendamos a leitura dos artigos de DefesaNet

 

Exclusivo – Chineses oferecem Polo Pesqueiro no Sul do Brasil. Oportunidade Comercial ou Armadilha Geopolítica?

A oferta de investir U$ 30 Mi em Polo Pesqueiro Integrado na cidade portuária de Rio Grande traz uma potencial de conflito geopolítico regional e internacional.

 

Exclusivo – Canto da Sereia e o Bafo do Dragão.

Carlos Oliveira é um expert nas questões estratégicas do Atlântico Sul e traz informações exclusivas sobre as ações das frotas pesqueiras chinesas.

BR-CN – O Panda e o Curupira

O autor Leonardo Coutinho captura em um post da Embaixada da China, em Brasília, a real perspectiva da relação entre os dois paises pelo ponto de vista chinês.

Argentina – EUA – Aproximação Inédita – Navio da US Coast Guard para combater a pesca ilegal no Atlântico Sul

Natasha Niebieskikwiat Clarin Buenos Aires, Argentina No site da Guarda Costeira Americana (US Coast Guard), é relatado que será "o primeiro Navio Patrulha a operar na América do Sul, pelo menos em tempo recente" ...

USCGC Stone underway for first patrol, Operation Southern Cross

Newest national security cutter stretches operational reach

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter