Brasil, Colômbia e Peru realizam exercícios táticos no alto Solimões

Por Capitão-Tenente (RM2-T) Gisleine Assunção Alves – Manaus, AM


No alto Solimões, na cidade de Tabatinga (AM), os Navios-Patrulha Fluvial “Raposo Tavares” e “Rondônia”, assim como o Navio de Assistência Hospitalar “Oswaldo Cruz” e a aeronave UH-12, iniciaram a Operação BraColPer Naval 2022, compondo o Grupo-Tarefa (GT) da Flotilha do Amazonas até o dia 10 de agosto. Neste momento, a comissão navega no Rio Amazonas Peruano a caminho da cidade de Iquitos, no Peru.

A Operação BraColPer reúne as capacidades das Marinhas do Brasil (MB), Colômbia e Peru desde 1974, com o objetivo de realizar exercícios mediante de intercâmbio de conhecimento na Tríplice Fronteira, aprimorando o nível de adestramento e permitindo assim a eficácia nas operações combinadas das unidades navais dos países participantes.

A Operação é dividida em três fases e envolve mais de 400 militares. As fases I e II são realizadas nos Rio Marañon, o Rio Solimões Peruano, entre as cidades de Letícia (Colômbia) e Iquitos (Peru), nos períodos que coincidem com as datas das Independências desses países, comemoradas nos dias 20 e 28 de julho, respectivamente.

Ao final dessas fases, os navios que compõem o GT regressam para as suas sedes. Como nos anos anteriores, a fase III, realizada no estado do Amazonas, ocorrerá nos Rios Solimões e Negro, no mês de setembro, justamente por ocasião da comemoração dos 200 anos da Independência do Brasil.

O Vice-Almirante Thadeu Marcos Orosco Coelho Lobo enfatizou que é um privilégio para a MB participar como marinha-anfitriã no ano em que o Brasil comemora o bicentenário da sua Independência.

A Bacia Amazônica dá acesso ao mais interior de nossos países, sendo, portanto, tema de atenção compartilhada. Exige, consequentemente, ações conjuntas, que promovam continuidade além fronteiras. Muito além da histórica e sólida amizade entre nossas nações, a atuação multinacional na região amazônica é um imperativo, que deve estar assentada sobre um robusto sistema de cooperação, nos diversos níveis de decisão”, destacou o Almirante.

Comemorações da Independência da Colômbia

No dia 20 de julho de 2022, na cidade de Letícia – Colômbia, foram realizadas as celebrações relativas ao 212º aniversário da Independência da Colômbia com a presença de autoridades civis e militares brasileiras.

Dentre os eventos protocolares, destacam-se a celebração de uma missa na Catedral de Letícia, além do desfile cívico alusivo aos 212 anos da Independência da Colômbia, onde militares da Marinha e do Exército do Brasil também desfilaram pelas ruas da cidade.

Na ocasião, houve demonstração de pessoal, meios e equipamentos operativos militares colombianos; como também aposição floral diante do busto do Almirante Padilla, herói colombiano que teve participação decisiva na Independência.

Já no rio Marañon, os Navios-Patrulha Fluvial “Raposo Tavares” e “Rondônia”, e o Navio de Assistência Hospitalar “Oswaldo Cruz”, da Marinha do Brasil, acompanhado dos Navios “ARC Rey”, “ARC Letícia”, “ARC Joyss” da Armada da Colômbia mais o navio “BAP Clavero” da Marinha de Guerra do Peru, realizaram um Desfile Naval encerrando as comemorações do dia pátrio.

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter