Artilharia de Selva abate aeronave inimiga em exercício de simulação

Nos dias 28 e 29 de junho, o 12º Grupo de Artilharia Antiaérea de Selva, da 1ª Brigada de Artilharia Antiaérea, abateu dois aeromodelos não tripulados durante a Operação Tacutu, fase no terreno do Exercício de Certificação da Força de Prontidão da 1ª Brigada de Infantaria de Selva.

Durante o exercício, o 12º Grupo de Artilharia Antiaérea de Selva empregou uma Bateria de Mísseis composta por seções de Míssil Portátil Igla-S e Míssil Telecomandado RBS-70, realizando todas as fases da certificação: construtiva, virtual e viva. Todos os sistemas (armas, controle e alerta, comunicações e logístico) foram desdobrados em um quadro tático de defesa externa.

 

Em uma das ações previstas, uma seção de artilharia antiaérea realizou a defesa antiaérea da 1ª Bateria do 10º Grupo de Artilharia de Campanha de Selva, que prestava o apoio de fogo cerrado ao 1º Batalhão de Infantaria de Selva (Aeromóvel). Nesse contexto, utilizando um aeromodelo não tripulado para simular uma incursão hostil, foi realizado disparo de míssil da artilharia antiaérea, abatendo com sucesso o inimigo aéreo simulado.

 

O adestramento foi acompanhado no terreno pelo General de Divisão Edson Skora Rosty, Chefe do Preparo da Força Terrestre/COTER. Estavam presentes ainda o General de Brigada Marcelo Lorenzini Zucco, Comandante da 1ª Brigada de Infantaria de Selva, comitivas do Comando Militar da Amazônia e do Centro de Adestramento Leste e Comandantes de Organizações Militares da Guarnição de Boa Vista.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter