COBERTURA ESPECIAL - TOA - Terrestre

21 de Março, 2022 - 11:00 ( Brasília )

Batalhão de Infantaria de Selva finaliza Estágio de Serviço Técnico


Após 45 dias de formação militar no 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2º BIS), 14 oficiais técnicos temporários concluíram a 1ª fase do Estágio de Serviço Técnico (EST), destinado à formação dos aspirantes a oficial recém-convocados pela 8ª Região Militar, integrantes de categorias profissionais de nível superior de áreas de interesse do Exército.

No dia 15 de março, os concludentes do estágio participaram de uma cerimônia militar presidida pelo Comandante do 2º BIS, Coronel Hiarlley Gonçalves Cruz Landim, com a presença dos familiares, marcando a conclusão da formação nessa fase.

A 1ª fase do EST é denominada instrução técnico-militar, realizada obrigatoriamente para adaptar os convocados às normas e procedimentos típicos da caserna: ordem unida, treinamento físico militar, armamento, munição e tiro, e demais aspectos da profissão militar.

 

Ainda como parte da formação dos aspirantes a oficial técnicos, foi realizado o Estágio de Sobrevivência na Selva, ocorrido no período de 9 a 11 de março, contemplando instruções típicas do ambiente amazônico, voltadas para sobrevivência em ambiente de selva, enfatizando teoria e prática na obtenção de água e fogo, alimentos de origem animal e vegetal, marcha através selva, abrigos improvisados, orientações com bússola e técnicas de rastreamento.

A Aspirante a Oficial Paola Teixeira de Mendonça Bichara, arquiteta, descreveu seu entusiasmo na conquista de mais um objetivo pessoal e profissional alcançados: “graças ao 2º BIS, hoje estou pronta para cumprir minha missão como oficial técnico temporária. No estágio, pude agregar valores aprendidos no batalhão, como camaradagem, espírito de cumprimento do dever e patriotismo”.

 

O Coronel Landim destacou a conclusão do estágio e a conquista de mais um objetivo por parte dos aspirantes: “fico feliz pelo objetivo conquistado, pelos sonhos realizados e do dever cumprido, por vocês e por todos os instrutores responsáveis pelas instruções. Agradeço às suas famílias que apoiaram suas jornadas, agradeço a minha equipe Pedro Teixeira pela missão muito bem cumprida e agradeço a vocês pelo empenho e dedicação durante o estágio. Sejam muito felizes, na certeza de que juntos somos mais fortes”.

Ao final da cerimônia, o comando do 2º BIS, a equipe de instrução, os concludentes e seus familiares dirigiram-se para o Auditório Pedro Teixeira para a entrega dos certificados de conclusão do estágio aos 14 aspirantes. Após a conclusão da 1ª fase do EST, os militares serão designados para as unidades do Comando Militar do Norte e da 8ª Região Militar para realização da 2ª fase de sua formação.


VEJA MAIS