COBERTURA ESPECIAL - TOA - Terrestre

18 de Fevereiro, 2022 - 10:00 ( Brasília )

Comandante do Exército visita Brigada de Infantaria de Selva em Marabá (PA)


A 23ª Brigada de Infantaria de Selva (23ª Bda Inf Sl) recebeu, no dia 16 de fevereiro, a visita do Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, e comitiva.

Após recepção no aeroporto de Marabá pelo Comandante da 23ª Brigada de Infantaria de Selva, General de Brigada Moretto, e pelos comandantes das organizações militares da Grande Unidade, a comitiva deslocou-se pelos Rios Itacaiúnas e Tocantins, até a seção fluvial da guarnição, utilizando embarcações Guardian do 52º Batalhão de Infantaria de Selva (52º BIS), as quais aumentam a eficiência das operações realizadas em meio aquático.

Em seguida, o Comandante realizou um deslocamento motorizado até a sede do 52º BIS, onde recebeu as honras militares. Também foi realizada uma formatura que contou a presença de tropas de todas as organizações militares de Marabá, do 50º Batalhão de Infantaria de Selva, de Imperatriz (MA), do 51º Batalhão de Infantaria de Selva, de Altamira (PA), e do 23º Esquadrão de Cavalaria de Selva, de Tucuruí (PA).



No prosseguimento das atividades, o General Paulo Sérgio visitou a 6ª Companhia de Engenharia de Combate de Selva, onde pôde verificar, junto com o Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, General de Exército Júlio César de Arruda, os resultados alcançados nos primeiros dois anos de implantação daquela organização militar.



Como parte das atividades programadas, o Comandante do Exército realizou uma palestra no auditório do Carajás Centro de Convenções, para os oficiais, subtenentes e sargentos da 23ª Bda Inf Sl presentes na guarnição.

Nessa ocasião, o Comandante da Força transmitiu suas orientações a um efetivo de mais de 500 militares. Participaram das atividades, ainda, o Comandante Militar do Norte, General de Exército João Chalella Júnior; o Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército, General de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes; o Comandante da 8ª Região Militar, General de Divisão Otávio Rodrigues de Miranda Filho; e o Diretor de Obras Militares, General de Brigada Giuseppe Henriques Gouveia Dantas.

Comandante do Exército visita Batalhão de Infantaria de Selva


No dia 14 de fevereiro, o 2º Batalhão de Infantaria de Selva (2° BIS) "Batalhão Pedro Texeira", sediou a formatura militar do Comando Militar do Norte (CMN), em visita oficial do Comandante do Exército, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira.

A solenidade se revestiu de grande entusiasmo e importância para a tropa do 2° BIS, pois o General Paulo Sergio foi integrante do 2º BIS, chegando ao quartel recém-promovido ao posto de major de infantaria, oportunidade em que realizou o Curso de Operações na Selva, e exerceu a função de Subcomandante da Unidade, no ano de 1994.

O General Paulo Sérgio foi agraciado com Medalha de Serviço Amazônico com Passador de Ouro, pelos mais de dez anos de serviços prestados às organizações militares da região. “O 2° BIS tem uma história muito especial em minha vida.



Aqui comecei minha vida amazônica. Quis o destino que eu voltasse ao Batalhão para receber a medalha com a 3° castanheira, completando 10 anos de serviço a Amazônia. Agradeço ao CMN e ao no 2° BIS em homenagear este velho soldado na célula máter da infantaria de selva na Amazônia Oriental, o nosso Batalhão Pedro Teixeira, onde tenho grande orgulho de ter sido membro um dia.”, disse o Comandante do Exército em suas palavras de agradecimento.

Estiveram presentes na cerimônia o Chefe do Departamento de Engenharia e Construção, General de Exército Júlio César de Arruda, o Comandante Militar do Norte, General de Exército João Chalella Junior, o Chefe do Centro de Comunicação Social do Exército, General de Divisão José Ricardo Vendramin Nunes, do Chefe do Estado-Maior da 8ª Região Militar, General de Divisão Otavio Rodrigues de Miranda Filho, do Chefe do Estado-maior do Comando Militar do Norte, General de Brigada Jorge Luiz Abreu do O' De Almeida Filho, e do Diretor de obras Militares, General de Brigada Giusseppe Henriques Gouveia Dantas.

Comando do Grupamento de Unidades Escola recebeu Comandante do Exército no RJ



No dia 10 de fevereiro, o Comandante do Exército Brasileiro, General de Exército Paulo Sérgio Nogueira de Oliveira, visitou o Comando do Grupamento de Unidades Escola/9ª Brigada de Infantaria Motorizada (GUEs/9ª Bda Inf Mtz), com o objetivo de inspecionar o estado de prontidão da tropa e reforçar os valores e tradições do Exército por meio de sua presença.

Para a recepção do Comandante do Exército, o 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado (Escola) realizou a escolta de honra, enquanto o 1º Batalhão de Infantaria Mecanizado (Escola) conduziu a guarda de honra mecanizada e o 31º Grupo de Artilharia de Campanha (Escola) executou os 19 tiros de salva de obuseiros M101A1 105 milímetros, no histórico Campo de Marte.

Durante toda a programação, o Comandante do Exército esteve acompanhado do Comandante Militar do Leste, General de Exército José Eduardo Pereira; e do Comandante da 1ª Divisão de Exército, General de Divisão Kleber Nunes de Vasconcellos, os quais constituem a cadeia de comando à qual a 9ª Bda Inf Mtz se subordina.

Durante a visita, os oficiais-generais tiveram a oportunidade de se reunir com os comandantes das organizações militares diretamente subordinadas à brigada, com o intuito de analisar as características técnicas e a capacidade de emprego da 9ª Bda Inf Mtz.

Na sequência, ocorreu a visita ao Espaço Cultural do Quartel Histórico do Realengo, onde o General Paulo Sérgio ministrou uma palestra aos oficiais e praças das unidades subordinadas, objetivando estreitar laços profissionais e atualizar conhecimentos sobre a Força Terrestre.

A atividade prosseguiu com a inspeção do aprestamento, no Campo do Regimento Sampaio, na Vila Militar, da tropa que integrará a Força de Prontidão (FORPRON) do GUEs/9ª Bda Inf Mtz.



Força-Tarefa

A Força-Tarefa "De Guerra” é composta por cerca de 1,1 mil homens e mulheres, devendo iniciar a 1ª fase (preparação) do ciclo de prontidão no próximo mês de abril. Ao fazer uso da palavra, o Comandante do Exército ressaltou o elevado nível de profissionalismo e operacionalidade da tropa, o que, segundo ele, permite prever o esperado êxito na 2ª fase (certificação) do referido ciclo, a ocorrer entre os meses de novembro e dezembro do corrente ano.



Por fim, o Comandante do GUES/9ª Bda Inf Mtz, General de Brigada Ricardo Luiz da Cunha Rabelo, agradeceu a ilustre visita e passou às mãos do Comandante do Exército a escultura do Combatente Básico da 9ª de Guerra, o "Psilito".


VEJA MAIS