COBERTURA ESPECIAL - TOA - Terrestre

07 de Fevereiro, 2022 - 10:10 ( Brasília )

Exército apoia visita técnica a observatório na Amazônia


O Comando Militar da Amazônia (CMA) disponibilizou, nesta sexta-feira, dia 4, os meios logísticos de transporte aéreo do 4º Batalhão de Aviação do Exército (4º BAvEx) para o translado de uma comitiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) até a Torre ATTO (sigla para Amazonian Tall Tower Observatory).

A estação da ATTO está localizada na Reserva de Desenvolvimento Sustentável Uatumã, no município de São Sebastião do Uatumã, a 150 km de Manaus. A ação logística do Exército Brasileiro possibilitou o acesso à área destinada a pesquisas científicas relacionadas ao ecossistema amazônico tropical e suas condições climáticas.



A presença das tropas do Exército contribuiu para a celeridade da missão e para a segurança no deslocamento aéreo, terrestre e fluvial da comitiva. De acordo com o Ministro Marcos Pontes, o conhecimento dessa biodiversidade amazônica também auxilia o trabalho das Forças Armadas que operam dentro da Amazônia.

"Quanto mais conhecemos da Amazônia, mais nós podemos preservar e ajudar as Forças Armadas a terem sucesso em suas missões. Sabemos que o Exército Brasileiro se faz presente em toda a Amazônia e nos garante a soberania nacional e o apoio a população”.

Ainda em Manaus, a comitiva visitou a Superintendência da Zona Franca de Manaus (SUFRAMA), onde ocorreu o lançamento de um edital que vai destinar R$ 30 milhões para Bioeconomia e Transformação Digital.

Exército presta apoio a atividades do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovações em Tefé (AM)


O Exército Brasileiro, por meio da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl), prestou apoio de segurança e transporte para uma comitiva do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que realizou atividades na região. Tropas da brigada acompanharam todo o desloacamento da delegação, que foi realizado por transporte fluvial.

O Comandante da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl), General de Brigada Marcius Cardoso Netto, acompanhou as atividades e destacou as ações de apoio do Exército na defesa do meio ambiente. “O Exército Brasileiro, na Amazônia, não atua somente na defesa da soberania. Também atuamos no apoio aos órgãos ambientais, com apoio logístico, e, também, na nossa parte de fronteira, coibindo crimes transfronteiriços. Contribuímos fortemente com o meio ambiente”.

Atividades



No sábado, dia 5, o Ministro da Ciência, Tecnologia e Inovações, Marcos Pontes, acompanhado de delegação, realizou, em Tefé, uma visita ao Instituto de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá, organização social do MCTI no município. No mesmo dia, foi realizado o lançamento do Laboratório Flutuante Vitória-Régia, que faz parte do projeto Sistema Amazônico de Laboratórios Satélites MCTI (SALAS MCTI). O SALAS MCTI é um projeto que tem a finalidade de instalar infraestruturas de apoio à pesquisa científica no território amazônico.

Na sequência, a comitiva acompanhou a apresentação do projeto SALAS/MCTI – Concepção e Planejamento dos Institutos Amazônicos MCTI (IDSM – INPA e MPEG) e o planejamento do projeto para o ano de 2022. Em seguida, foi anunciado o monitoramento automatizado e em tempo real de toda a Reserva de Desenvolvimento Sustentável Mamirauá.

A unidade de conservação, de 1,1 milhão de hectares, será a primeira no mundo a ter toda a biodiversidade monitorada totalmente por meio de imagens e sons. Neste domingo, 6, a comitiva participa, às 12h, do lançamento do Laboratório de Selva Peixe-Boi – SALAS MCTI, atividade que encerra a agenda oficial da comitiva.


VEJA MAIS