COBERTURA ESPECIAL - TOA - Naval

30 de Novembro, 2021 - 10:00 ( Brasília )

Esquadrão HU-41 presta apoio aéreo para a Operação “Trincheira Parakanã I e II”


O 1º Esquadrão de Helicópteros de Emprego Geral do Norte (EsqdHU-41) prestou apoio aéreo para a Operação “Trincheira Parakanã I e II”, de 22 e 26 de novembro, a fim de reprimir a prática de crimes nas Terras Indígenas Trincheira Bacajá e Apyterewa, localizadas nos municípios paraenses de São Félix do Xingu Altamira, Anapu e Senador José Porfírio.

Na ocasião, diversos garimpos clandestinos foram desativados, por meio da apreensão de materiais e destruição de maquinários utilizados na prática ilegal.



A ação interagências foi planejada pela Polícia Federal e contou com a participação de militares das Forças Armadas, da Força Nacional de Segurança Pública, além de membros do Ibama, da Funai e do Ministério Público Federal.

A Operação “Trincheira Parakanã I e II” visa à proteção de povos indígenas mais vulneráveis, tendo como foco o combate ao desmatamento e a retirada de invasores das referidas terras indígenas, bem como a desativação de garimpos, além da repressão de outros crimes ambientais oriundos da extração ilícita de minérios.


Marinha apreende madeira ilegal durante Operação “Ágata”, no Pará



Durante participação na Operação “Ágata”, realizada de 16 a 25 de novembro, a Capitania dos Portos da Amazônia Oriental apreendeu diversos comboios, formados por empurrador e balsa, com 2.493 m³ de madeira ilegal, no Estado do Pará.

A ação, que ocorreu em conjunto com a Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Sustentabilidade do Pará (SEMAS), inspecionou 27 embarcações, das quais 20 foram aprendidas.



As principais irregularidades identificadas são excesso de carga; falta de número mínimo de tripulantes habilitados a bordo; e tripulantes sem habilitação, apresentando risco à segurança da navegação.

As cargas de madeira foram apresentadas para os agentes de fiscalização da SEMAS.


VEJA MAIS



Outras coberturas especiais


Pandemic War

Pandemic War

Última atualização 18 JAN, 21:40

MAIS LIDAS

TOA