COBERTURA ESPECIAL - TOA - Terrestre

14 de Setembro, 2021 - 09:09 ( Brasília )

Tropa da Força de Prontidão de Brigada de Cavalaria Mecanizada participa da Operação Amazônia


A tropa da Força de Prontidão (FORPRON) da 4ª Brigada de Cavalaria Mecanizada (4ª Bda C Mec) participou, entre os dias 28 de agosto e 3 de setembro, da Operação Amazônia 2021, o maior exercício de defesa externa já realizado pelo Comando Militar da Amazônia (CMA).

A tropa participou da ação com um esquadrão mecanizado e seus apoios, enquadrada na 13ª Brigada de Infantaria Motorizada, na região de Manaus (AM). A Operação Amazônia 2021 foi desenvolvida num contexto de amplo espectro dos conflitos armados e da guerra híbrida, envolvendo a combinação simultânea de operações ofensivas, defensivas e contra forças irregulares.

Durante a participação no exercício, os militares realizaram uma infiltração de dois dias, culminando com a transposição do Rio Careiro Castanho e a conquista do objetivo na localidade de Careiro (AM), distante cerca de 150 quilômetros da capital amazonense. Três viaturas blindadas de transporte de pessoal média sobre rodas (VBTP-MSR) 6X6 Guarani participaram ativamente no ataque e retomada da localidade, em que fizeram, pela primeira vez, uma incursão fluvial na região amazônica, transpondo os 200 metros de correnteza do rio.

 

Durante o exercício, também foi realizado o tiro do canhão 90 mm da viatura blindada cascavel, atividade que contou com a presença do Comandante do Exército. A atividade final do exercício foi uma operação de junção com tropas da Brigada de Infantaria Pára-quedista, que contou com a participação do esquadrão mecanizado, na região de Porto Careiro.

Após o término da operação, a tropa iniciou o retraimento de seus militares e material para sua sede, perfazendo cerca de 7 mil km de deslocamento, incluindo o deslocamento administrativo dos meios para a área de operações, a execução do exercício de adestramento e o retorno à sede.

Crédito: Cb Zanelatto

VEJA MAIS