COBERTURA ESPECIAL - TOA - Terrestre

18 de Junho, 2021 - 10:30 ( Brasília )

Brigada Aeromóvel e Batalhão de Selva realizam intercâmbio operacional em Imperatriz (MA)


Entre os dias 6 e 11 de junho, 91 militares da 12ª Brigada de Infantaria Leve (Aeromóvel) participaram da Operação Falcão, no 50º Batalhão de Infantaria de Selva (50º BIS), em Imperatriz (MA). Na oportunidade, a tropa da 12ª Brigada se adestrou em ambiente de selva, enquanto a tropa do 50º BIS expandiu seus conhecimentos em operações aeromóveis.

A atividade contou com duas fases. A primeira fase foi de adaptação e sobrevivência em ambiente de selva para os estagiários da 12ª Bda Inf L AMV. Eles tiveram instruções sobre estacionamentos e abrigos, alimentos de origem vegetal e animal, orientação diurna e noturna em ambiente de selva, rastreamento e contrarrastreamento, abertura de clareiras, obtenção de água e fogo, conhecimento e identificação de animais peçonhentos, transposição de curso d'água e navegação fluvial.

 

Ao mesmo tempo, a tropa do 50º Batalhão de Infantaria de Selva tinha instrução ministrada pelo Pelotão de Reconhecimento do 5º Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL), que abordou as operações aeromóveis como meios de desembarque de aeronaves, balizamento de zonas de pouso de helicóptero (ZPH), além de infiltração e exfiltração aeromóvel.

Já a segunda fase contou com uma operação aeromóvel em que participaram ambas as tropas. Os militares puderam colocar em prática o conhecimento adquirido durante as instruções. Ao final do intercâmbio, as tropas da 12ª Bda Inf L brevetaram a tropa do 50º BIS com a manicaca "Aeromóvel", e as tropas do 50º BIS brevetaram os combatentes aeromóveis com a distintivo semicircular de "Selva". Todos os envolvidos na operação foram submetidos a testes de verificação de infeccção por covid-19, e, durante as atividades, foram cumpridos todos os protocolos de prevenção à doença.

 

12a Brigada

A 12ª Bda Inf L (Amv) é uma tropa de emprego estratégico apta a atuar em qualquer região do Brasil. Por essa razão, a tropa se adestra constantemente nos ambientes operacionais de selva, montanha, caatinga e pantanal, de forma a conhecer as particularidades de cada região.

Recém-certificada pelo Sistema de Prontidão do Exército Brasileiro (SISPRON), a 12a Brigada é composta, entre outras, por militares do 5º Batalhão de Infantaria Leve (5º BIL), do 1º Esquadrão de Cavalaria Leve (1º Esqd C L) e da 12ª Companhia de Engenharia e Combate Leve (12ª Cia E Cmb L).

Fonte: 5º BIL

VEJA MAIS