Comando Militar da Amazônia inaugura instalações do projeto-piloto do Núcleo de Formação de Reservistas

No dia 14 de dezembro, o Comandante Militar da Amazônia, General de Exército Estevam Cals Theophilo Gaspar de Oliveira, realizou a aula inaugural do Estágio de Atualização Pedagógica e Administração Escolar (ESTAPAE) para todos os instrutores e monitores do Núcleo de Formação de Reservistas (NFR). Na sequência, visitou as instalações do projeto-piloto do NFR da Guarnição de Manaus.

A atividade ocorreu nas instalações do 1º Batalhão de Infantaria de Selva Aeromóvel (1º BIS Amv) e contou com a presença do Chefe do Centro de Coordenação de Operações, General de Divisão Omar Zendim, e do Chefe do Estado-Maior do Comando Militar da Amazônia, General de Brigada Moacir Rangel Junior.

O Comando Militar da Amazônia (CMA) conduzirá o projeto-piloto do NFR nas instalações do 1º BIS (Amv), com os efetivos que incorporarão no 4º Batalhão de Aviação do Exército, 1º BIS (Amv) e 7º Batalhão de Polícia do Exército. A designação e a seleção complementar ocorreram nos meses de novembro e dezembro, respectivamente, totalizando 352 conscritos que serão incorporados.

Como premissas básicas do Comandante Militar da Amazônia, todo o efetivo a incorporar dessas 3 organizações militares deverá concluir, em um período de 9 semanas, toda a formação básica, a instrução comum da Fase de Qualificação e o Período de Adestramento Básico em Garantia da Lei e da Ordem (PAB GLO). O período disponibilizadao tem início em 4 de janeiro de 2021 e término em 5 de março de 2021.

Essa formação foi planejada em 2 fases: 1ª Fase – 6 semanas, sendo 5 semanas de internato, contando com a sexta-feira integral e com instruções aos sábados e domingos, com liberação a cada 15 dias, e mais uma semana de Estágio Básico do Combatente de Selva (EBCS), com sexta-feira integral; e 2ª Fase – 3 semanas de instrução comum da IIQ e o PAB GLO, com a sexta-feira integral.

Fonte: CMA

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter