Censipam desenvolve ferramenta que facilita acesso a dados geoespaciais

Willian Cavalcanti

O Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), vinculado ao Ministério da Defesa, apresentou solução para facilitar o acesso a dados geoespaciais disponibilizados na Infraestrutura Nacional de Dados de Espaciais (INDE). O plugin INDE para o QGis, plataforma livre e gratuita utilizada em geoprocessamento e sistemas de informação geográfica, permite conexão múltipla com todos os serviços do Open Geospatial Consortium Web Services (OWS) da INDE e conexões múltiplas com vários mapas-base (basemaps). Todas as camadas de dados geoespaciais de instituições participantes da INDE podem ser acessadas pelo plugin.

“Um dos maiores ganhos é a descoberta e o acesso rápido a múltiplos dados geoespaciais de diferentes órgãos”, explicou o desenvolvedor do plugin, o engenheiro cartógrafo do Censipam Julierme Pinheiro. O plugin também permite remoção múltipla de conexões de serviços OWS. “Seria necessário aproximadamente uma hora para realizar conexão com todos os serviços OWS disponibilizados na INDE. Com o plugin INDE, a conexão pode ser realizada apenas com um clique e o tempo de conexão com todos os serviços OWS é reduzido para poucos segundos”, completa o desenvolvedor.

O trabalho foi apresentado no 2º Simpósio Brasileiro de Infraestrutura de Dados Espaciais (SBIDE), que ocorreu de 20 a 23 de outubro, no Rio de Janeiro.

O evento reuniu produtores e usuários de dados e informações geoespaciais de instituições públicas e privadas que trabalham em Infraestrutura de Dados Espaciais (IDE).

O processo de disponibilização do plugin no repositório do QGis está em andamento. O plugin está disponível para download no github.

Fotos: Vinícius Rodrigues/Censipam

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter