COBERTURA ESPECIAL - TOA - Terrestre

01 de Setembro, 2020 - 11:35 ( Brasília )

Concentração estratégica dos meios da 16ª Ba Log para exercício do Comando Militar da Amazônia


No dia 28 de agosto, a 16ª Base Logística (16ª Ba Log) deu continuidade à concentração estratégica dos meios fluviais da 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl), visando participar da Operação Amazônia, saindo da Guarnição de Tefé com destino à Guarnição de Manaus (AM), através da calha do Rio Solimões.

Os deslocamentos fluviais foram iniciados no dia 20 de agosto, quando houve a saída dos ferry boats Aruanã e Uatapu, de Tabatinga (AM), com destino a Tefé (AM), percorrendo um trecho fluvial de 1.050 quilômetros.

No comboio logístico fluvial, são transportados 4 ferry boats (Aruanã, Uatapu, Tenente Cohen e Marechal Bittencourt), 2 empurradores (Carajás e Tenente-General Napion), 2 balsas (Yakamin e Adonai), 4 lanchas de comando / transporte pessoal, 2 lanchas Guardian, 30 embarcações de patrulha de grupo, 2 "ambulanchas", 2 viaturas cisternas de combustível, 2 viaturas cisternas de água, um caminhão baú, um caminhão Munk 4,5 Ton, 3 viaturas 5 Ton Atego, 3 viaturas ¼ Ton Marruá, 2 viaturas ambulância e 2 Land Rover.

Apesar de todos os empurradores e ferry boats da Brigada das Missões poderem navegar no período da noite, em virtude da proteção de hélice, o deslocamento de 550 quilômetros somente ocorrerá durante o dia, numa velocidade aproximada de 10 Km/h, por questões de segurança. A previsão de chegada ao porto do Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA) é no dia 1º de setembro.

Fotos:  1º Ten Hebert e 1º Sgt Drayton / 16ª Ba Log