Vice-Presidente atualiza governadores sobre ações do Conselho da Amazônia

Willian Cavalcanti


Ocorreu no Centro Gestor e Operacional do Sistema de Proteção da Amazônia (Censipam), órgão ligado à Secretaria Geral do Ministério da Defesa, reunião do Conselho Nacional da Amazônia Legal (CNAL). O encontro foi conduzido pelo vice-presidente da República, Hamilton Mourão, e teve a participação de nove governadores da Amazônia Legal e de responsáveis pelas comissões e subcomissões do CNAL.

O evento foi realizado nesta terça-feira (21/7), em Brasília (DF). O objetivo foi informar os governadores sobre as deliberações da última reunião do Conselho e atualizá-los dos trabalhos em execução em 14 pastas federais. Também foram abordadas questões relacionadas à reativação do Fundo Amazônia; possibilidades de integração de políticas ambientais à pauta econômica; necessidade das operações federais de fortalecimento da fiscalização e a regularização fundiária.

O vice-presidente também apresentou os resultados da Operação Verde Brasil 2, que já realizou mais de 14 mil inspeções, patrulhas navais e terrestres, vistorias e revistas. Cerca de 372 kg de drogas foram apreendidos e 153 prisões realizadas. Na lista de apreensões consta ainda 28 mil m3 de madeira, 93 tratores, 85 maquinários de mineração, 259 embarcações e 174 veículos. Foram emitidos 1.250 termos de infração que alcançam um valor total de R$ 407 milhões em multas.

“Estou me reunindo constantemente com investidores para demonstrar o nosso compromisso com a Amazônia. Precisamos avançar no zoneamento ecológico-econômico, na regularização fundiária e na integração entre órgãos estaduais e federais”, afirmou o vice-presidente da República.

Participaram da reunião os governadores do Acre, Gladson Cameli; Amazonas, Wilson Lima; Amapá, Waldez Góes; Maranhão, Flávio Dino; Mato Grosso, Mauro Mendes; Pará, Helder Barbalho; Roraima, Antonio Denarium; e os vices-governadores de Rondônia, José Atílio Martins, e de Tocantins, Wanderlei Barbosa.

Os governadores relataram a necessidade de obtenção de novos fundos de financiamento e o fortalecimento dos órgãos estaduais visando a integração com as agências ambientais federais. Também foi reforçada a necessidade de captação de recursos. “Precisamos fomentar projetos voltados para a biotecnologia e bioeconomia. Em parceria com as fundações de amparo à pesquisa, podemos captar os recursos já disponíveis”, disse o governador do Maranhão, Flávio Dino.

Também estiveram presentes na reunião os chefes de comissões (Integradora, Preservação, Proteção e Desenvolvimento Sustentável) e subcomissões (Articulação Institucional, Cooperação Internacional, Integração de Sistemas, e Saúde e Cidadania) que integram o Conselho da Amazônia.

Ao final da reunião, o vice-presidente conheceu o trabalho do Grupo de Integração para Proteção da Amazônia (Gipam), que reúne representantes de dez órgãos federais visando o combate ao desmatamento, grilagem, garimpo e queimadas ilegais na região amazônica. Os especialistas reunidos no Censipam trabalham na análise de dados e imagens de satélites e desenvolvem em conjunto uma metodologia de definição de alvos prioritários que embasar o planejamento dos Comandos Conjuntos que atuam na Operação Verde Brasil 2.

Fotos: Romério Cunha/VPR

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter