COBERTURA ESPECIAL - TOA - Naval

16 de Janeiro, 2020 - 10:20 ( Brasília )

Navio de Assistência Hospitalar “Doutor Montenegro” parte de Manaus para a Operação “Acre 2020”


O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) “Doutor Montenegro” partiu, no dia 8 de janeiro de 2020, do Cais da Estação Naval do Rio Negro, em Manaus-AM, com destino ao município de Cruzeiro do Sul-AC, dando início à 20ª edição da “Operação Acre”.

Durante a operação, que ocorre até 30 de abril, o navio prestará atendimento às comunidades isoladas dos municípios de Juruá, Itamaraty, Carauari, Eirunepé, Ipixuna e Guajará, no Amazonas, e dos municípios de Cruzeiro do Sul, Rodrigues Alves, Porto Walter e Marechal Thaumaturgo, no Acre, todas localizadas às margens do Rio Juruá.

Serão oferecidas consultas médicas e odontológicas, exames clínicos e laboratoriais, procedimentos de enfermagem, cirurgias de pequeno porte, pré-natal, exames de mamografia e raio-x, palestras educativas, distribuição de medicamentos e atenção farmacêutica. A previsão é que sejam atendidas aproximadamente 20 mil pessoas.

O navio leva uma equipe de saúde composta por 27 militares, sendo: seis médicos, dos quais, dois pediatras, um hematologista e três clínicos gerais; cinco cirurgiões-dentistas; dois farmacêuticos-bioquímicos; dois enfermeiros de nível superior; seis técnicos em enfermagem; dois técnicos em radiologia médica; dois técnicos em higiene dental; um técnico laboratorial e um técnico em enfermagem, que atuará como vacinador.

Para prestar esse apoio à população, o navio é dotado de dois ambulatórios odontológicos com quatro cadeiras; dois consultórios médicos; um laboratório para exames; sala de trauma; sala de raio-x; sala de mamografia; uma enfermaria; uma sala de vacina e uma farmácia, onde será realizada a entrega dos medicamentos prescritos pela equipe de saúde aos pacientes das comunidades ribeirinhas visitadas.

Como diferencial, o “Doutor Montenegro” possui um equipamento de raio-x com conversor de imagem digital, um mamógrafo e capacidade de comunicações via satélite. O navio possui, ainda, quatro lanchas orgânicas empregadas para atendimentos em locais de difícil acesso.


VEJA MAIS