Sergio Netto – A ameaça de intervenção internacional

Sérgio de Oliveira Netto

Procurador Federal. Mestre em Direito Internacional (Master of Law), com concentração na área de Direitos Humanos, pela American University – Washington College of Law. Especialista em Direito Civil e Processo Civil. Professor do Curso de Direito da Universidade da Região de Joinville – UNIVILLE (SC).

 

 

 

Que a NAÇÃO Brasileira está sob constante ataque desde a eleição presidencial de 2018, ninguém mais com o mínimo de honestidade intelectual pode duvidar.

 

Os motivos dos ataques (no cenário denominado por alguns de Guerra Híbrida), são variados. Mas a retórica do momento, inquestionavelmente, é o tema ambiental. Como já tratamos desse assunto no artigo intitulado “O Pré-Sal, a ONU e a Segurança Nacional”, não abordaremos esses motivos neste texto.

 

Neste espaço, agora, analisaremos apenas (resumidamente) as bases legais que, eventualmente, poderiam fundamentar uma intervenção internacional.

 

De início, cabe enfatizar que, no âmbito das relações internacionais, prevalece a regra da não intervenção. Pela qual, em princípio, os países são livres para decidirem os rumos da nação.

 

A este respeito, temos pelo menos dois documentos legais regradores da matéria. A Convenção de Montevidéu sobre os Direitos e Deveres dos Estados de 1933 (incorporado ao Brasil Dec 1.570/37), no art. 8º, acolheu a primeira definição legal internacional do principio da não intervenção, com a seguinte redação, ratificada pelo Brasil: Nenhum Estado possue [sic] o direito de intervir em assuntos internos ou externos de outro.

 

Mas o mais relevante marco legal sobre o primado da não intervenção está no art. 2º, §4º, Carta das Nações Unidas de 1945: “Todos os Membros deverão evitar em suas relações internacionais a ameaça ou o uso da força contra a integridade territorial ou a dependência política de qualquer Estado, ou qualquer outra ação incompatível com os Propósitos das Nações Unidas”. (incorporado ao Brasil pelo Decreto 19.841/45)

 

Em algumas situações excepcionais, como não poderia deixar de ser, é permitida esta interferência nos assuntos domésticos, inclusive com o uso da força bélica. Como preceituado nos art. 41 e 42 da própria Carta das Nações Unidas de 1945 (disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/decreto/1930-1949/D19841.htm; acesso em 12/08/2019):

 

“…Artigo 41. O Conselho de Segurança decidirá sobre as medidas que, sem envolver o emprego de forças armadas, deverão ser tomadas para tornar efetivas suas decisões e poderá convidar os Membros das Nações Unidas a aplicarem tais medidas. Estas poderão incluir a interrupção completa ou parcial das relações econômicas, dos meios de comunicação ferroviários, marítimos, aéreos , postais, telegráficos, radiofônicos, ou de outra qualquer espécie e o rompimento das relações diplomáticas.

Artigo 42. No caso de o Conselho de Segurança considerar que as medidas previstas no Artigo 41 seriam ou demonstraram que são inadequadas, poderá levar a efeito, por meio de forças aéreas, navais ou terrestres, a ação que julgar necessária para manter ou restabelecer a paz e a segurança internacionais. Tal ação poderá compreender demonstrações, bloqueios e outras operações, por parte das forças aéreas, navais ou terrestres dos Membros das Nações Unidas…”

 

Mas então, qual seria o possível pretexto de “segurança internacional” que, supostamente, poderia justificar que a Organização das Nações Unidas (ONU), autorizasse uma intervenção militar em solo nacional?

 

No momento, o pretexto seria a questão ambiental. Porque, de acordo com os profetas do apocalipse ambiental, o mundo está entrando em ponto crítico de não-retorno. E se não forem tomadas medidas drásticas e urgentes, o planeta sofrerá as consequências devastadoras das mudanças climáticas, ou aquecimento global, ou seja lá qual for o rótulo sensacionalista do dia que se queira dar para gerar o pânico global.

A situação é bastante séria, e exige de todos a máxima atenção.

_________________

Série de três matérias relacionadas.

Gen Ex Pinto Silva – AMAZÔNIA Ameaçada, ou é só uma Reação ao Presidente Bolsonaro? Link

TOA – Quem invadirá o Brasil para salvar a Amazônia? Link

TOA – Gen Villas Boas e Alberto Cardoso: país está sob ataque indireto de nações estrangeiras Link

Demais matérias

França promete apoiar Raoni na proteção do Xingu

O presidente francês, Emmanuel Macron, recebeu nesta quinta-feira (16/05) no Palácio do Eliseu o líder indígena brasileiro Raoni Metuktire e prometeu ao cacique kayapó o apoio da França em sua batalha contra …

Guerra Hibrida Brasil – 17 MAI, 11:15


CORREDOR TRIPLO A: CNBB planta nota para Ninar Jacarés

  O celibato dos padres é o real ‘ponto principal’ do Sínodo da Amazônia   O Antagonista 11.02.19 12:01 O Sínodo da Amazônia, um

TOA – 11 FEV 12:40


CORREDOR TRIPLO A: NOTA GSI

  PRESIDÊNCIA DA REPÚBLICA GABINETE DE SEGURANÇA INSTITUCIONAL Nota de Esclarecimento Em relação à matéria publicada hoje no Jornal …

TOA – 11 FEV, 11:40


CORREDOR TRIPLO A: Indígenas se preparam para enfrentar Bolsonaro em RR

Fabiano Maisonnave e Avener Prado Terra Indígena Raposa Serra do Sol (RR) Tiveram as passagens aéreas custeadas pela ONG Conectas       Não é de hoje que macuxis, wapichanas, …

TOA – 11 FEV 11:20


 

CORREDOR TRIPLO A: A Nova Ameaça à “SOBERANIA BRASILEIRA NA AMAZÔNIA”

CORREDOR TRIPLO A: A NOVA AMEAÇA À “SOBERANIA BRASILEIRA NA AMAZÔNIA” Carlos Alberto Pinto Silva[1] Um real, possível e provável arg

TOA – 11 FEV 00:30


CORREDOR TRIPLO A – Planalto vê Igreja Católica como potencial opositora

Tânia Monteiro O Estado de São Paulo  

TOA – 11 FEV 00:30


CORREDOR TRIPLO A – Gilberto Carvalho – Monitorar bispos expõe Brasil a 'ridículo internacional'

Ricardo Galhardo O Estado de S.Paulo Liderança do PT com maior ligação com a Igreja Católica, o ex-ministro Gilberto Carvalho disse que a decisão do governo Jair Bolsonaro de monitorar os bispos que …

TOA – 11 FEV, 00:10


CORREDOR TRIPLO A – Bispos se opõem a políticos em evento

Felipe Frazão / BRASÍLIA José Maria Mayrink   O grupo de bispos brasileiros que prepara o Sínodo sobre Amazônia, previsto para ocorrer em outubro, em Roma, critica a presen&ccedi

TOA – 11 FEV 00:10

 


 

CORREDOR TRIPLO A – Nota do PT: Espionar Igreja é volta à repressão

Nota do PT: Espionar Igreja é volta à repressão   Gleise Hoffmann Presidenta Nacional do PT É muito grave a notícia divulgada hoje (10/02) de que o governo Bolsonaro está espionando as …

TOA – 10 FEV 23:55


G20 – Macron Ameaça retaliação pela posição do Brasil contra COP25

Macron cita mudança política no Brasil e diz que não apoia acordo comercial com países que não respeitam o Acordo de Paris Jair Bolsonaro já mencionou deixar acordo climático global e acaba de …

Argentina – 29 NOV 2018

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter