Esquadrões da FAB participam de exercício operacional no Amazonas

Tenente Xavier e Sargento Joelson / Major Alle


O Esquadrão Tracajá (1º ETA) e o Esquadrão Arara (1º/9º GAV) participaram, entre os dias 9 e 24 de setembro, do Exercício Operacional ASSAULT, sediado e coordenado pela Ala 8, em Manaus (AM).

O exercício consistiu em missões de manutenção operacional e adestramento de equipagens em voos de formatura tática com lançamentos de fardo e de paraquedistas.

Foram engajadas duas aeronaves C-95M Bandeirante do Esquadrão Tracajá e quatro aeronaves C-105 Amazonas, do Esquadrão Arara. O Esquadrão Harpia (7º/8º GAV), também sediado na Ala 8, prestou apoio ao exercício com a disposição da ZL aquática para os lançamentos aéreos.


Paraquedistas após o salto livre

Além disso, o Exército Brasileiro também cooperou com o exercício, representado pela 3ª Companhia de Forças Especiais, coordenando as ZL aquática e terrestre para o 1º/9º GAV.

Os militares do Exército também realizaram saltos livres sob as asas do C-95 do Esquadrão Tracajá e enganchados a partir dos C-105 do Esquadrão Arara.

O exercício possibilitou a capacitação de pilotos em Operações Aeroterrestres (OPAET), liderando formações compostas por até três aeronaves (Líder de Elemento) e composições superiores a três aeronaves (Líderes de Seção), bem como formação de Navegador Tático.

"Um exercício como o ASSAULT 2017 é uma oportunidade ímpar de adestramento das equipagens dos esquadrões envolvidos e das equipes de apoio de solo, além do apoio aquático pela utilização das ZL dessa natureza para os lançamentos realizados em ambiente fluvial.

Os êxitos nos treinamentos e nas missões planejadas implicaram elevação na qualidade operacional dos tripulantes do Esquadrão Tracajá, o que é imprescindível para as demandas futuras de emprego real da Aviação de Transporte", explicou o Comandante do 1º ETA, Tenente-Coronel Luis Rosal Elices Neto.

Fumigeno indica a intensidade e direção do vento e ajuda a indentificar a ZL – Foto: sgto Macedo Lançamento de bombana em Zona de Lançamento (ZL) aquática – Foto: sgto Macedo

Fotos: 1º ETA / FAB

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter