TOA – Astros 2020 são expostos pelo EB em Macapá

Aline Paiva


Artilharia de guerra do 6° Grupo de Mísseis e Foguetes de Formosa, Goiás, foi apresentada à população amapaense nesta quarta-feira (28), em uma exposição de um dia no entorno na Fortaleza de São José de Macapá.

Cinco viaturas do sistema Astro, que são usadas para lançamento em grande quantidade de projéteis em um pequeno intervalo de tempo, foram expostas no local.

Segundo o tenente-coronel Alecio, do 6º grupamento, a exposição integra a operação Ágata 10, e tem a finalidade de apresentar aos visitantes amapaenses informações sobre o sistema de mísseis e foguetes de artilharia. "A nossa ideia com a exposição é mostrar essa tecnologia de ponta, da nossa indústria nacional de defesa, levando conhecimento aos amapaenses.

Aqui no Norte, isso está sendo novidade, viemos do Oiapoque, na fronteira com a Guiana Francesa, onde realizamos um tiro com o Astros", falou o tenente.

O Exército Brasileiro levou para a exposição uma viatura e controle de bateria, que planeja coordenadas e controla a operação; duas viaturas lançadoras múltiplas universais, que lança foguetes de vários calibres; uma viatura remuniciadora, que transporta munição; e uma viatura posto meteorológico, que realiza um levantamento sobre as condições climáticas do ambiente.

"Estamos aqui com uma sessão de primeira bateria. A viatura de comando e controle de bateria, por exemplo, planeja o gerenciamento de missão e de rede de comunicação", disse Alecio.

O amapaense Henrique Borges, de 22 anos, que trabalha na área de comunicação em Macapá, visitou a exposição e disse que conhecer um pouco mais sobre a artilharia do Exército é muito importante. "A exposição é muita boa.

Pude conhecer um pouco da tecnologia que o Exército Brasileiro possui, dos equipamentos que eles têm. Essa demonstração aqui no lugar bonito é muito interessante, tirei dúvidas sobre essas máquinas lançadoras que a gente só vê em filme", elogiou.

Astro 2020

O sistema de lançamento de mísseis e foguetes tem a finalidade de lançar uma grande quantidade de projéteis em um pequeno intervalo de tempo, provocando efeito de saturação, seja de uma área ou um alvo escolhido. Os foguetes têm alcance de 10km até 70km, em nível do mar.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter