EB – CECMA usa Lancha DGS para treinamento de pilotos de combate

Rio de Janeiro, agosto de 2014 – O Centro de Embarcações do Comando Militar da Amazônia (CECMA) já está usando a Carioca, embarcação de emprego tático desenvolvida pelo estaleiro brasileiro DGS Defence, na formação de novos navegadores fluviais para a Amazônia brasileira. A região tem 22 mil quilômetros de rios navegáveis e enfrenta muito contrabando e tráfico de droga.
 
A Carioca é uma ETRH (Embarcação Tubular Rígida Híbrida) fabricada com exclusividade para o Exército Brasileiro pela DGS Defence. Atualmente, está sendo operada pela Divisão de Instrução de Embarcações do CECMA.
 
Possui motor turbo-diesel-intercooler, de 6 cilindros e potência de 315 HP, acoplado a um propulsor hidrojato de alto empuxo, que permite navegar em regiões com baixa profundidade. Tem autonomia de mais de 400 km, transporta três tripulantes e seis passageiros e está equipada com uma metralhadora MAG.
 
Sobre a DGS Defence
 
A DGS Defence é um estaleiro carioca dedicado a projetos e construção de embarcações militares, com o uso de alta tecnologia em engenharia naval. Cada lancha DGS é um projeto exclusivo, desenvolvido a partir das necessidades e características especiais das missões de seus clientes. “Desenvolvemos uma nova geração de embarcações militares para o governo brasileiro baseada em inovação e excelência técnica”, explica Abilio Di Gerardi, fundador e presidente da DGS Defence.
 
Criada em 2007, a DGS Defence cresce de forma sólida e sustentável. Ao longo dos últimos anos,desenvolveu e detém a patente das embarcações tubulares rígidas híbridas (Extreme Hull – XH®). As ETRHs não afundam, não pegam fogo, tem longa vida útil e baixo custo de manutenção. O estaleiro carioca já obteve, no mercado, inúmerosatestados de capacidade técnica de seus clientes, entre os quais a Marinha do Brasil, Exército Brasileiro, Polícia Federal, GEFROM e Odebrecht.
 
Embarcações militares exclusivas e resistentes
 
A DGS Defence é o único estaleiro do país que produz um modelo de lancha de interceptação e patrulha blindada e com sistema antirradar, a DGS 888 (INTERCEPTOR E PATROL). Elas estão sendo operadas pela Polícia Federal na região de fronteira em Guaíra e Foz de Iguaçu no combate ao contrabando e tráfico de drogas.

Outras três embarcações, modelo DGS XH 600 FH, foram fabricadas especialmente para a Marinha, e já estão em operação na fronteira leste do país, em apoio a importantes pesquisas científicas na Ilha de Trindade, e no Polo Sul, em serviços de logística para a base brasileira de Comandante Ferraz, na Antártida.
 
As DGS XH 600 FH medem 6 metros de comprimento por 2,4 metros de largura e sua propulsão é feita por motor de popa. A embarcação tem capacidade para transportar tripulação de até oito pessoas e suporta até 1.610kg de carga. No portfólio da linha de produção da DGS Defence, destacam-se ainda os modelos: DGS 650, que suporta até 1.210kg de carga e tem capacidade de transportar até seis pessoas (piloto + 5 passageiros),e DGS 777, para até 14 tripulantes e capacidade de até 1.610kg de carga.
 
Alta tecnologia naval e materiais recicláveis

As lanchas produzidas pela DGS dispõem do que há de mais moderno em tecnologia naval e materiais 100% recicláveis. A cabine é de alumínio e o casco de copolímero de etileno de ultra-alto peso molecular, um plástico de engenharia também usado em coletes a prova de bala, capacetes e na blindagem de aeronaves militares e viaturas de combate. Esse material garante às embarcações extrema resistência a situações adversas.

Com foco em sustentabilidade, a DGS Defence desenvolve projetos considerando processos de fabricação com o mínimo impacto ambiental. O corpo das embarcações em polietileno e a cabine de alumínio podem ser totalmente recicláveis.

 

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