Comando Militar do Norte celebra um ano de criação

Criado em decorrência do cenário político e estratégico da Amazônia Oriental e em conformidade ao processo de reestruturação do Exército Brasileiro, o Comando Militar do Norte (CMN) completou um ano de ativação no dia 26 de junho de 2014.

É o mais novo Grande Comando Operacional e o oitavo Comando Militar de Área do Exército Brasileiro. Possui jurisdição nos Estados do Pará, Amapá e Maranhão e está sob o comando do General de Exército Oswaldo de Jesus Ferreira.

Para celebrar seu primeiro aniversário, o CMN realizou uma solenidade militar no 2º Batalhão de Infantaria de Selva. A formatura foi presidida pelo General Ferreira, e prestigiada por autoridades civis e militares e por Comandantes das OM dos três Estados.

Missão

Responsabilidade territorial sobre os estados do Pará e do Amapá, a Área do estado do Tocantins ao Norte dos municípios de Wanderlândia, Babaçulândia e Xambioá, todos na Região do "Bico do Papagaio", e a área, do estado do Maranhão compreendida pelos municípios de Açailândia, Amarante do Maranhão, Carolina, Estreito, Imperatriz, João Lisboa, Montes Altos, Porto Franco, Sítio Novo, Cidelância, Davinópolis, Governador Edson Lobão, São Pedro da Água Branca, Vila Nova dos Martírios, Buritirana, Senador La Roque, Campestre do Maranhão, Itinga do Maranhão, Lageado Novo, Ribamar Fiquene, São Francisco do Brejão, São João do Paraíso e São Pedro dos Crentes.

Como Grande Comando Territorial, Logístico e Operacional possui os encargos de:

– Planejar, coordenar, executar e controlar o apoio Logístico, inclusive sua mobilização;

– Planejar e executar as operações relacionadas com a defesa territorial e ações de garantia da lei e de ordem.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter