BRASIL – O Choque do aumento do Petróleo e a estratégia nacional

Recomendamos a leitura cuidadosa desta Thread pesquisada e publicada por Erika M da Veiga. Ajuda a compreender muitos dos desafios brasileiros das décadas de 70/80 e as crises financeiras dos anos 80 e 90.

O petróleo barato e abundante tem o primeiro choque como consequência da Guerra Yom Kippur (Outubro 1973). Na oportunidade os árabes usaram o petróleo como arma política em protesto pelo apoio prestado pelos Estados Unidos a Israel durante a Guerra do Yom Kippur, tendo os países árabes organizados na OPEP aumentando o preço do petróleo em mais de 400%. Em março de 1974, os preços nominais tinham subido de 3 para 12 dólares por barril (a preços atuais, de 14 a 58)

A revolução iraniana (1979) foi outro choque e mais impactante que o primeiro pois desorganizou todo o setor de produção no Irã, fazendo com que os preços aumentassem. Entre 1979 e 1981 o preço nominal do barril aumentou de 13 para 34 dólares (de 50 para 120 dólares a preços atuais). Na sequência da Revolução iraniana, travou-se a Guerra Irã-Iraque (1980-1988), na qual foram mortos mais de um milhão de soldados de ambos os países, tendo o preço disparado em face da súbita diminuição da produção de dois dos principais produtores mundiais.

Com este pano de fundo leia a Thread.

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter