TRUMP – Líder do Estado Islâmico está morto

Redação DefesaNet

e Agências

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou nesta manhã que o líder do Estado Islâmico Abu Bakr al-Baghdadi, um dos terroristas mais procurados do mundo, morreu durante uma operação militar liderada pelo país na Síria.

"Ontem à noite os Estados Unidos levaram o líder terrorista número um do mundo à justiça. Abu Bakr al-Baghdadi está morto. Ele morreu como um cachorro, como um covarde. O mundo está mais seguro agora", anunciou Trump em pronunciamento nesta manhã.

 

Enigmático anúncio no twitter na madrugada de Domingo  

Trump afirmou que o terrorista se suicidou ao explodir um colete ao lado de três de seus filhos, matando todos. Ele disse que nenhum oficial americano morreu durante a operação e onze crianças que estavam no local foram retiradas sem ferimentos.

O presidente dos Estados Unidos classificou o Estado Islâmico como a "organização terrorista mais cruel violenta do mundo". Ele disse que o terrorista estava sob vigilância por algumas semanas.

 

"Capturar ou matar Baghdadi vinha sendo a principal prioridade de segurança nacional da minha administração", disse. Segundo ele, um grande número de combatentes e companheiros de Baghdadi também foram mortos.

Durante o pronunciamento, Trump agradeceu a Rússia, a Turquia, a Síria, o Iraque e os curdos pela ajuda na missão.

Nascido no Iraque em 1971 (não há certeza sobre essa data), o nome verdadeiro de Baghdadi é Ibrahim Awwad Ibrahim al-Badri. Apaixonado por futebol, ele fracassou em sua tentativa de ser advogado e militar, e começou a estudar teologia.

 

 

No fim dos anos 2000 se envolveu com a Al-Qaeda no Iraque, que mais tarde daria origem ao EI.

Em fevereiro de 2004, foi preso pelo Exército dos Estados Unidos e ficou 10 meses detido no campo de Bucca.

Vestido de preto e com turbante, o extremista pediu para todos os muçulmanos lhe jurarem lealdade, após ser nomeado chefe do califado proclamado pelo EI nos extensos territórios que tinha conquistado no Iraque e na vizinha Síria

 

Anúncio na Casa Branca na manhã de domingo. Longo, mas para os que têm conhecimento em inglês valea pena pela riqueza de detalhes.

 

Matérias Relacionadas

 

DAESH: Derrota, Implicações, Futuro

A derrota militar do ISIS é crucial, porém não basta. Frederico Aranha, 2017 DefesaNet Link

A dinâmica do terrorismo e suas implicações para a segurança da comunidade Internacional 2017 Link

Rússia dispara mísseis de cruzeiro do Mediterrâneo em alvos do Estado Islâmico na Síria DefesaNet 2017 Link

Operação HASHTAG – Juiz usa Lei Antiterror pela 1ª vez

Marcos Josegrei, da 14ª Vara Federal, em Curitiba, determina que não é preciso ter praticado o ato para ser condenado por legislação brasileira, aprovada em março de 2016, contra organizações terroristas DefesaNet 2017 Link

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter