Quem o Papa busca proteger? “Papa diz que direitos de imigrantes devem ser prioridade sobre preocupações de segurança”

O papa Francisco pediu nesta segunda-feira que líderes políticos defendam imigrantes, dizendo que a segurança deles deveria ter prioridade em relação a preocupações de segurança nacional e que não deveriam estar sujeitos a deportações coletivas.

O desafio feito a políticos em um comunicado abrangente sobre imigrantes e refugiados pareceu colocá-lo mais uma vez em discordância com as políticas restritivas assumidas por diversos governos que lidam com o crescente sentimento anti-imigrante.

"A solidariedade precisa ser expressada concretamente em todos os estágios da experiência migratória –da saída, passando pela jornada até a chegada e o retorno", disse em mensagem antes do Dia Mundial da Igreja Católica Romana para Imigrantes e Refugiados.

Pedindo por "opções mais amplas para que imigrantes e refugiados entrem nos países de destino com segurança e legalmente", ele disse que os direitos humanos e dignidade de todos os imigrantes precisam ser respeitados independentemente de seus estados legais.

"O princípio da centralidade da pessoa humana… nos obriga a sempre priorizar a segurança pessoal sobre a segurança nacional", disse.

Terrorista diz que plano era ataque maior em Barcelona¹

Um dos homens presos por planejar os ataques na região da Catalunha, na Espanha, na semana passada, admitiu nesta terça-feira (22/08) que a célula terrorista preparava um atentado ainda maior, que envolveria monumentos emblemáticos em Barcelona, informaram fontes judiciais.

Mohamed H. C. é um dos quatro homens ainda vivos entre os 12 suspeitos que se acredita terem composto a célula terrorista, já desmantelada, segundo a polícia. A declaração foi dada num tribunal em Madri, onde eles estiveram presentes nesta terça-feira para depor pela primeira vez sobre o caso.

H. C. foi o primeiro a dar seu testemunho, vestindo roupas de hospital – ele ainda está sendo tratado pelos ferimentos que sofreu durante uma explosão em Alcanar, na véspera do ataque em Barcelona.

Segundo o jornal El Mundo, ele teria contado à corte que o grupo planejava ataques com explosivos contra vários monumentos em Barcelona, incluindo a famosa igreja Sagrada Família. O terrorista disse ainda que ficou sabendo dos planos há pelo menos dois meses.

Dois dos suspeitos interrogados confirmaram ainda que um imã suspeito de radicalizar os jovens e ser o idealizador da célula terrorista era, de fato, o líder do grupo.

Já Driss O., cujo irmão era um dos suspeitos mortos pela polícia após o ataque em Cambrils, declarou inocência. Segundo fontes judiciais, ele admitiu ter alugado a van usada no ataque em Barcelona, mas disse que achava que ela seria usada para uma mudança residencial.

O rapaz, que anteriormente havia dito que seu irmão roubou seus documentos para alugar o veículo, afirmou nesta terça-feira que mentira de início porque sentia medo.

Após a audiência, o juiz do tribunal em Madri determinou que Mohamed H. C. e Driss O. continuem presos, sob acusação de crimes relacionados a terrorismo. Um terceiro suspeito será mantido sob custódia por pelo menos 72 horas, segundo decidiu o juiz.

Já Mohamed A., dono do veículo usado no ataque em Cambrils, obteve liberdade condicional pela inexistência de "evidências sólidas" para mantê-lo preso. Ele deverá, no entanto, comparecer à corte semanalmente, entregar seu passaporte e não poderá deixar a Espanha.

A promotora Ana Noé, da Audiência Nacional, órgão responsável por julgar os casos de terrorismo na Espanha, havia pedido que os quatro suspeitos fossem presos sem direito a fiança pelos crimes de homicídio, porte de explosivos e participação em organização terrorista.

Ataques na Catalunha

Os quatro suspeitos foram detidos no dia seguinte aos ataques em Barcelona e Cambrils. Entre os outros oito suspeitos, seis foram mortos pela polícia e dois morreram durante a explosão numa casa em Alcanar. A polícia confirmou que o imã é um dos mortos na residência que explodiu.

Segundo as autoridades, a célula terrorista estocava pelo menos 120 botijões de gás para realizar ataques na capital catalã. Os cilindros de gás foram encontrados na casa em Alcanar, que seria a base operacional do grupo. Os planos originais teriam sido frustrados pela explosão.

No dia seguinte ao incidente em Alcanar, o grupo alugou uma van e investiu contra uma multidão na zona turística de Las Ramblas, em Barcelona. Menos de dez horas depois, um ataque semelhante ocorreu na cidade costeira de Cambrils. Ao todo, 15 pessoas morreram e mais de 120 ficaram feridas.

O motorista da van que atacou Las Ramblas foi morto pela polícia apenas nesta segunda-feira, encerrando uma caçada que durava dias. Ao se recusar a se entregar, ele foi abatido numa estrada em Subirats, município a 50 quilômetros de Barcelona.

O "Estado Islâmico" (EI) reivindicou a responsabilidade pelos ataques, que se acredita terem sido os primeiros da organização na Espanha. Um ataque terrorista que matou 192 pessoas em 2004 em Madri foi realizado por uma célula da Al Qaeda.

Garoto de 7 anos foi uma das vítimas de ataque em Barcelona

Uma criança de sete anos foi uma das 13 vítimas do ataque com uma van em Barcelona na quinta-feira, disseram neste domingo os serviços de emergência do nordeste da Espanha.

A criança, identificada pelo governo britânico como Julian Cadman, foi separada de sua mãe, que foi levada para um hospital em estado grave.

Autoridades na Austrália e do Reino Unido disseram que a criança estava desaparecida desde quinta-feira.

"Enquanto desfrutava das paisagens de Barcelona com a sua mãe, infelizmente Julian foi atingido", declarou a família em uma declaração distribuída pelo Departamento de Assuntos Externos do Reino Unido.

Além da criança britânica-australiana, perderam a vida em Barcelona quatro espanhóis, dois italianos, dois portugueses, um belga, um americano e um canadense, confirmaram o serviço de emergência e autoridades desses países.

A mídia espanhola informou que uma criança de três anos estava entre os espanhóis mortos no ataque.

¹com Deutsche Welle

 

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter