Professor de homens-bomba explode alunos por engano no Iraque

Um treinamento para homens-bomba terminou em tragédia antes da hora em um acampamento ao norte de Bagdá. Nesta segunda-feira (10FEV14), o comandante da atividade realizou, sem querer, uma demonstração com um cinto repleto de explosivos, explodindo um carro.

O chefe da milícia sunita pró-governo, a Sahwa, afirmou à AFP que os insurgentes estavam filmando um vídeo de propaganda sobre ataques suicidas.

Os militantes em treinamento pertenciam a um grupo conhecido como Estado Islâmico do Levante e Iraque (Isis), que comanda a resistência sunita na luta contra o exército iraquiano, de maioria xiita.

Vinte e dois membros do ISIS foram mortos e 15 ficaram feridos na explosão no acampamento, que está em uma área de plantações no nordeste da província de Samara, afirmaram as autoridades policiais e do exército. Armazéns de explosivos e armas pesadas também ficavam nesse acampamento, segundo os funcionários.

Oito militantes foram presos quando tentavam fugir, disseram os funcionários.

O militante que estava conduzindo o treinamento não foi identificado pelo nome, mas ele foi descrito por um oficial do Exército iraquiano como um recrutador prolífico, que foi "capaz de matar os bandidos de uma vez".

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter