John Kerry chega à Rússia para discutir terrorismo e conflitos

O Secretário de Estado americano, John Kerry, chegou nesta terça-feira em Moscou, na Rússia, onde permanecerá por dois dias em reuniões oficiais com líderes do país.

No principal evento da passagem, Kerry se encontrará com o presidente russo Vladimir Putin. Um dos principais tópicos da reunião deve ser o combate ao terrorismo, após os atentados durante a última maratona de Boston, atribuída a dois descendentes de chechenos.

Outras questões em pauta serão os programas nucleares do Irã e da Coreia do Norte, a crise na Síria, a retirada de tropas do Afeganistão e o comércio entre os dois países, além da próxima cúpula do G8, de acordo com o Ministério das Relações Exteriores da Rússia.

O secretário de Estado americano, que será recebido hoje pelo presidente da Rússia, Vladimir Putin, também deverá se encontrar com o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov. Após o encontro, ambos cederão uma entrevista coletiva conjunta.

A visita de Kerry à capital russa se produz em um momento complicado. Entre outros complexos temas bilaterais, o secretário de Estado abordará com seus interlocutores a proibição imposta pela Rússia à adoção de crianças russas por famílias americanas.

A medida foi adotada em resposta à "Ata Magnitski", aprovada pelo Senado dos EUA e que impõe sanções, como negação de vistos e congelamento de ativos, a funcionários russos supostamente envolvidos na morte do advogado Sergei Magnitski, em 2009.

Amanhã, antes de deixar Moscou, Kerry também se reunirá com dirigentes de organizações de direitos humanos e ONG russas.

Com informações da agência EFE

Compartilhar:

Leia também

Inscreva-se na nossa newsletter